Está aqui

Países Baixos encontram microplásticos em carne, leite e sangue de animais de explorações pecuárias

As partículas foram detetadas em produtos de supermercados e em explorações pecuárias neerlandesas, mas os impactos na saúde humana ainda são desconhecidos.
Foto de Will Parson/Chesapeake Bay Program, Flickr.

A contaminação por microplásticos foi relatada pela primeira vez em carne bovina e suína, bem como no sangue de vacas e porcos em explorações pecuárias.

De acordo com o The Guardian, Cientistas da Vrije Universiteit Amsterdam (VUA), nos Países Baixos, encontraram as partículas em três quartos da carne carne bovina e suína e em produtos lácteos testados, bem como em todas as amostras de sangue utilizadas no seu estudo piloto. Microplásticos, incluindo polietileno e poliestireno, foram também detetados em todas as amostras de ração animal testadas: 12 amostras de sangue de vaca e 12 de sangue de porco.

Em março, os investigadores VUA confirmaram a existência de microplásticos no sangue humano pela primeira, e agora usaram os mesmos métodos para testar os produtos de origem animal. A descoberta das partículas no sangue revela que estas podem viajar pelo corpo e alojar-se nos órgãos.

No relatório é assinalado que “ainda não se sabe se há algum risco toxicológico potencial dessas descobertas”. Ainda assim, os investigadores estão apreensivos, na medida em que os microplásticos causam danos às células humanas em laboratório e as partículas de poluição do ar já são conhecidas por entrar no corpo e causar milhões de mortes precoces por ano.

Ainda não foram feitos testes noutros países a animais de explorações pecuárias, mas foram detetados microplásticos em leite comprado na Suíça em 2021 e em leite de exploração pecuária em França.

Maria Westerbos, da Plastic Soup Foundation, que encomendou a investigação, afirmou que “com os microplásticos presentes na alimentação do gado, não é surpreendente que uma clara maioria dos produtos de carne e laticínios testados contenham microplásticos”.

“Precisamos urgentemente de livrar o mundo do plástico na alimentação animal para proteger a saúde do gado e dos humanos”, alertou.

Termos relacionados Ambiente
(...)