Está aqui

Óscares: Seis filmes portugueses pré-selecionados

Pré-seleção para competir ao prémio de Melhor Filme Internacional inclui obras de Artur Ribeiro, Bruno Gascon, Catarina Vasconcelos, David Bonneville, Gonçalo Galvão Teles e Sérgio Graciano. O selecionado é conhecido no dia 29 de outubro.
Seis filmes portugueses pré-selecionados para os Óscares. Fotografia: Reprodução/Instagram

No dia 27 de março de 2022 vai decorrer em Los Angeles a 94ª cerimónia dos Óscares, prémios atribuídos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América.

Em Portugal, cabe à Academia Portuguesa de Cinema indicar o filme português que se candidata ao Óscar de Melhor Filme Internacional. Esta instituição anunciou agora as seis longas metragens pré-selecionadas para esta candidatura. O filme selecionado será conhecido no dia 29 de outubro. 

Os filmes pré-selecionados são “A metamorfose dos pássaros” de Catarina Vasconcelos com Manuel Rosa, João Móra, Ana Vasconcelos e Henrique Vasconcelos; “Nunca nada aconteceu”, de Gonçalo Galvão Teles com Beatriz Batarda, Alba Batista, Filipe Duarte (recentemnete falecido) e Ana Moreira; “O som que desce da terra”, de Sérgio Graciano com Margarida Marinho e o ator brasileiro João Vicente, da Porta dos Fundos; “Sombra”, de Bruno Gascon com Ana Moreira, Miguel Borges, Vítor Norte, Joana Ribeiro, Sara Sampaio e Lúcia Moniz , “Terra Nova”, de Artur Ribeiro com João Catarré, Vítor Norte, Virgílio Castelo e João Reis e “O último banho”, de David Bonneville com Anabela Moreira, Martim Canavarro, Margarida Moreira, Ângelo Torres e Miguel Guilherme. 

Até ao momento, apenas os filmes de Catarina Vasconcelos e David Bonneville tiveram estreia nos cinemas. Esta semana chega às salas “Sombra”, de Bruno Gascon, uma ficção baseada em factos reais de desaparecimento de crianças em Portugal.
 

Segundo o regulamento dos Óscares, os filmes candidatos à nomeação para Melhor Filme Internacional têm de se estrear no país de origem entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2021 e ter pelo menos uma semana consecutiva de exibição comercial em sala. Não é necessária a estreia nos Estados Unidos. 

O comité de pré-seleção foi composto por André Szankowski (diretor de fotografia), Dalila Carmo (atriz), Elvis Veiguinha (sound designer), Luís Cília (compositor), Marco Martins (realizador), Maria João Mayer (produtora) e Matamba Joaquim (ator).

Termos relacionados Cultura
(...)