Está aqui

Os livros de George Orwell entraram no domínio público

Várias editoras nacionais aproveitaram para lançar edições de livros icónicos como 1984 e a Quinta dos Animais.
Estátua a George Orwell. Foto de Ben Sutherland/Flickr.
Estátua a George Orwell. Foto de Ben Sutherland/Flickr.

Eric Arthur Blair morreu a 21 de janeiro de 1950. E isso permitirá a reprodução livre de direitos de autor de várias obras conhecidas da literatura mundial. Isto porque as obras entram no domínio público 70 anos depois da morte do autor, podendo apenas ser publicadas no primeiro dia do ano seguinte a esta data. E porque, claro, Blair é o nome verdadeiro por detrás do pseudónimo George Orwell.

O autor ficou conhecido sobretudo pelo romance "Mil Novecentos e Oitenta e Quatro" (1949) e pela “Quinta dos Animais” (1945), dois textos que são metáforas fortes sobre a política com uma postura crítica do estalinismo. Nos meios mais militantes, é também famoso o livro “Homenagem à Catalunha”, no qual conta a sua experiência de luta na Guerra Civil Espanhola. Mas a sua obra é bem mais vasta, tanto a literária quanto a jornalística. Conta com inúmeros poemas e ensaios sobre temas de cultura, linguagem, política entre outros.

Em Portugal, a entrada do autor no domínio público significa que diferentes versões dos seus livros mais conhecidos passarão a estar disponíveis. Para além destes, também uma coletânea de 20 textos menos famosos, intitulada “George Orwell – Ensaios”, será publicada pelas Edições 70 no próximo dia 14.

Mas são “Mil Novecentos e Oitenta e Quatro” e “Quinta dos Animais”, também conhecido como “O Triunfo dos Porcos”, que chegarão em força. Porto Editora e Livros do Brasil editarão ambos com a parceria de nomes conhecidos. A Porto Editora aposta em ilustrações de Vhils e de GonçaloMar. A Livros do Brasil pretende fazer a diferença com um prefácio de Jorge Sampaio. E também a Bertrand faz a dobradinha lançando primeiro, a 14 de janeiro, “O Triunfo dos Porcos” depois, em fevereiro, “1984".

Algumas outras editoras escolhem um dos dois. A Cavalo de Ferro em fevereiro lança “A Quinta dos Animais” com mais de uma centena de ilustrações a cores do artista britânico Ralph Steadman com dois prefácios históricos de George Orwell.

A Cultura Editora escolhe o mesmo livro com o título “O Triunfo dos Porcos” que sai dia 21. E o Clube do Autor aproveita para lançar “1984” com prefácio de José Rodrigues dos Santos, um livro que já tinha feito sair em março passado, mas que foi retirado então do mercado devido a uma providência cautelar da empresa que ainda detinha os direitos de autor da obra.

Termos relacionados Cultura
(...)