Os Donos de Portugal

18 de outubro 2010 - 12:33

O livro Os Donos de Portugal, da autoria de cinco dirigentes do Bloco, será apresentado na próxima quarta-feira, pelas 18h30m, na Livraria Buchholz (Av. Duque de Palmela, nº 4), em Lisboa.

PARTILHAR
Lançamento do livro Os Donos de Portugal está marcado para quarta-feira, dia 20.

No dia 20, quarta-feira, pelas 18h30m, será apresentado o livro Os Donos de Portugal – 100 anos de poder económico (1910-2010), da autoria de Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas.

Esta obra, cuja edição é da responsabilidade da editora Afrontamento, será apresentada por Fernando Oliveira Baptista, no espaço da Livraria Buchholz (Av. Duque de Palmela, nº 4), em Lisboa.



O livro Os Donos de Portugal expõe a história da burguesia, e do seu processo de acumulação de capital, no período de cem anos, compreendido entre 1910 e 2010.

Se, por um lado, são abordados os recentes escândalos associados ao BCP, BPN e BPP, os autores procuram abordar as origens das grandes fortunas, nascidas “da protecção: pelas pautas alfandegárias contra a concorrência, pela ditadura contra as classes populares, pela liberalização contra a democracia na economia”, e demonstram “como os donos de Portugal se instalam sobre o privilégio e o favorecimento”.

Termos relacionados: Sociedade