Está aqui

ONU: Mortalidade infantil na Faixa de Gaza sobe pela primeira vez em 50 anos

Bloqueio ao enclave costeiro por parte de Israel é apontado pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA) como um dos fatores que contribuirão para este aumento.

“O número de bebés que morreram antes de atingir um ano diminuiu consistentemente durante as últimas décadas em Gaza, de 127 por cada 1000 nados vivos em 1960 para 20,2 em 2008”, afirma a UNRWA num comunicado publicado este fim-de-semana.

Contudo, “na última contabilização, em 2013, o número subiu para 22,4 por cada 1000 nados vivos”, acrescenta.

No documento, citado pelo libanês Daily Star, é ainda referido que a mortalidade neonatal – número de bebés que morrem antes de atingir quatro semanas – cresceu de 12 por 1000 nados vivos para 20,3 em 2013.

A Agência aponta como uma das causas prováveis do aumento da mortalidade infantil o bloqueio de Israel à Faixa de Gaza.

“Estamos muito preocupados com o impacto do bloqueio de longo prazo; nas instalações de saúde, no abastecimento de medicamentos e no transporte de equipamentos para Gaza”, avança Akihiro Seita, diretor do programa de saúde da UNRWA.

Alarmada com os resultados obtidos em 2013, sem precedentes no Médio Oriente, a UNRWA trabalhou com grupos de investigação independentes, por forma a examinar os dados recolhidos e confirmar o aumento registado.

A Agência tenciona ainda promover um novo senso este ano. Normalmente, a monitorização da mortalidade infantil tem lugar de cinco em cinco anos.

Termos relacionados Internacional
(...)