Está aqui

OE 2023: Bloco não participa em mais reuniões 

Após uma reunião com o Governo sobre o Orçamento de Estado para 2023, Pedro Filipe Soares reiterou que este é um Orçamento de “empobrecimento” e afirmou que o partido não participará em mais reuniões pois não faz sentido “promover algo que é um simulacro”.
Pedro Filipe Soares. Fotografia: António Cotrim/Lusa

“O Bloco de Esquerda refere o que é óbvio: um Orçamento que assume cortar pensões e salários é um Orçamento que falha as necessidades do país” afirmou Pedro Filipe Soares em declarações à comunicação social após uma reunião decorrida hoje com o Governo sobre o Orçamento de Estado para 2023. 

“Um Orçamento de empobrecimento não pode ser uma solução num momento em que a crise está a alastrar e em que temos pessoas a furtar leite e latas de atum no supermercado porque não têm dinheiro para dar de comer às suas crianças” afirmou o líder parlamentar bloquista, acrescentando que esta reunião não trouxe “nenhuma novidade”. 

Pedro Filipe Soares considera que este Orçamento de Estado “mais parece feito pela direita num contexto de empobrecimento do país e não para salvar o poder de compra e para salvar as famílias do empobrecimento” pelo que não é possível que “o Bloco de Esquerda possa ser parte de um Orçamento que faz estas maldades às pessoas”. 

O Bloco considera “essencial” combater o empobrecimento mas “o Governo escolheu um caminho diferente”, referiu o deputado. 

“O primeiro-ministro resumiu bem a forma de estar do Partido Socialista: pode-se dialogar, mas depois o PS vota. Ora o PS já apresentou o Orçamento, pelo que o diálogo não é mais do que um simulacro para o qual não vamos contribuir”. O Bloco de Esquerda não participará em mais reuniões para debate do Orçamento de Estado para 2023, referiu Pedro Filipe Soares.

“Não estamos a discutir reuniões em abstrato. Sobre o Orçamento de Estado, com as escolhas políticas que estão em cima da mesa, não faz sentido tentar-se simular um diálogo que na verdade não existe. Não consideramos que faça sentido promover algo que é um simulacro” concluiu o líder parlamentar bloquista. 

Termos relacionados Política
(...)