Está aqui

O legado de Bobby Sands e a Greve da Fome de 1981

Neste 5 de maio assinalam-se os 40 anos da morte de Bobby Sands. A greve da fome de 1981 foi um momento decisivo que definiu o desenrolar dos acontecimentos e o avanço do nacionalismo republicano irlandês. Artigo de Daniel Finn.
Mural em homenagem a Bobby Sands em Belfast
Mural em homenagem a Bobby Sands em Belfast. Foto glynnis2009/Flickr

Quando Bobby Sands morreu na prisão de Maze a 5 de Maio de 1981, após uma greve de fome que durou sessenta e seis dias, o Gabinete da Irlanda do Norte (NIO) do governo britânico compilou uma lista de reações de todo o mundo. O presidente da Câmara de Nova Iorque, Ed Koch, instou a Grã-Bretanha a retirar-se da Irlanda do Norte e a Associação Internacional de Trabalhadores Marítimos anunciou um boicote de vinte e quatro horas aos navios britânicos que entravam nos portos dos EUA. As três federações sindicais italianas emitiram uma declaração de apoio a Sands. O Parlamento português cumpriu um minuto de silêncio em sua honra.

Outras formas de protesto foram mais turbulentas e ecléticas:

Um balão cheio de ketchup foi atirado à rainha durante a sua visita a Oslo. Um armazém da Dunlop em Toulouse foi danificado por uma bomba. Um salão automóvel em Zurique que exibia carros britânicos foi incendiado e a frase "Victory to the IRA" foi pintada na janela. Bombas incendiárias foram também atiradas a salões automóveis em Florença. Um cocktail molotov explodiu num cinema dos militares britânicos em Dusseldorf e slogans pró-IRA foram pintados no exterior dos consulados britânicos em Hamburgo e Hanover.

Na própria Irlanda, mais de cem mil pessoas assistiram ao funeral em Belfast, descrito pelo Irish Times como "a maior manifestação de simpatia republicana desde o comício de protesto imediatamente a seguir ao Domingo Sangrento em 1972".

Quarenta anos após a sua morte, podemos encontrar ruas com o nome da figura mais icónica do Exército Republicano Irlandês Provisório (IRA) em todo o lado, desde a Rue Bobby Sands, no subúrbio parisiense de Saint-Denis, até à "Rua Babi Sandz", no bairro diplomático de Teerão. A embaixada britânica no Irão teve de fechar a sua entrada principal e criar uma nova numa rua adjacente para garantir que a sua correspondência não teria de ostentar o nome de um revolucionário irlandês.

Mas o legado mais tangível de Bobby Sands é o partido político liderado por alguns dos seus antigos camaradas da Cage 11 no campo de internamento de Long Kesh. Na sequência da greve de fome, o Sinn Féin libertou-se da sombra do IRA para se tornar um ator político sério por direito próprio.

Quatro décadas mais tarde, o partido encontra-se numa posição mais forte do que nunca. Mas ninguém adivinha o que o próprio Sands teria feito do percurso do Sinn Féin e das cambalhotas ideológicas que a sua liderança teve de fazer ao longo do caminho.

O Estado britânico tinha-se preparado para a crise de 1981 com uma decisão anterior de abolir o estatuto de categoria especial para prisioneiros paramilitares na Irlanda do Norte. A medida fazia parte de um esforço de propaganda para redefinir o conflito que se arrastava desde o início dos anos 1970 enquanto vaga de crimes agravados.

Em privado, o NIO reconheceu que estes prisioneiros "não eram considerados 'criminosos' pelas comunidades de onde provêm". Em público, porém, funcionários do governo britânico insistiram que eles eram exatamente os mesmos que os condenados por crimes violentos no resto do Reino Unido e que teriam de receber o mesmo tratamento no cumprimento das suas penas.

Membros do IRA e um grupo republicano mais pequeno, o Exército de Libertação Nacional Irlandês (INLA), recusaram-se a usar uniformes de prisão e ficaram conhecidos como "homens dos cobertores" porque essa era a única roupa de que dispunham. Este protesto atingiu um ponto fraco na armadura política do seu adversário. Nos finais dos anos 70, o apoio ao IRA entre os nacionalistas da Irlanda do Norte tinha atingido o seu ponto mais baixo desde o início do conflito. Mas havia uma camada muito mais vasta de pessoas na comunidade nacionalista que rejeitavam a política de "criminalização".

O cardeal católico Tomás Ó Fiaich articulou este ponto de vista após uma visita a Maze em 1978:

As autoridades recusam-se a admitir que estes prisioneiros se encontram numa categoria diferente da normal, no entanto, tudo sobre os seus julgamentos e antecedentes familiares indicou que são diferentes. Foram condenados por tribunais especiais sem júris. A grande maioria foi condenada por confissões alegadamente voluntárias obtidas em circunstâncias que são agora colocadas sob grave suspeita pelo recente relatório da Amnistia Internacional. Muitos são muito jovens e provêm de famílias que nunca tinham tido problemas com a lei, embora vivessem em áreas que sofreram discriminação na habitação e no emprego. Como se pode explicar o salto na população prisional da Irlanda do Norte de quinhentos para três mil, a menos que tenha surgido um novo tipo de prisioneiro?

Uma campanha de apoio aos presos tinha assim o potencial de ganhar o apoio de nacionalistas que nunca apoiariam a campanha do IRA. No entanto, o próprio movimento republicano bloqueou a realização desse potencial durante vários anos. Isto deveu-se em parte ao facto de a sua liderança ter subestimado o significado do que estava a acontecer dentro das prisões, vendo-o como uma manobra de diversão e não como uma oportunidade. Mas também criaram uma barreira artificial ao seu próprio crescimento político, recusando-se a trabalhar com grupos e indivíduos a não ser que dessem o seu apoio incondicional ao IRA.

Como resultado, muito do trabalho inicial na construção de uma campanha recaiu sobre grupos de esquerda mais pequenos como a Democracia Popular (DP) e a ala política do Exército de Libertação Nacional Irlandês (INLA), o Partido Republicano Socialista Irlandês (IRSP). Como Stuart Ross assinala na sua excelente história dos protestos na prisão, Smashing H-Block: "Foram os da periferia do movimento republicano, juntamente com os seus aliados da esquerda, que ajudaram a dar sentido ao termo 'republicanismo ativo', não o movimento em si".

A antiga deputada de Westminster Bernadette McAliskey, que tinha pertencido tanto à DP como à IRSP mas que era agora uma ativista independente, desempenhou um papel muito importante, organizando uma conferência em Coalisland no início de 1978. O líder do Sinn Féin Gerry Adams admitiu mais tarde que a reunião em Coalisland se tornou uma "oportunidade perdida para construir a unidade" porque o seu próprio movimento ainda estava "temperamental e organizacionalmente pouco inclinado" para trabalhar construtivamente com outros.

Quando McAliskey se apresentou nas primeiras eleições europeias da Irlanda do Norte no ano seguinte, numa plataforma de apoio aos prisioneiros, Adams e o seu partido apelaram a um boicote. Um republicano de topo, Martin McGuinness, andou mesmo atrás de McAliskey por Derry durante a campanha, provocando-a com a ajuda de um megafone.

Em outubro de 1979, o Sinn Féin e o IRA finalmente mudaram a sua linha e concordaram em trabalhar com qualquer pessoa que apoiasse cinco exigências apresentadas pelos prisioneiros: vestuário civil, nenhum trabalho prisional, livre associação com outros prisioneiros, o direito de organizar instalações de lazer e educação, e anulação total das sentenças. Uma reunião em Belfast criou o Comité Nacional H-Block, que rapidamente se tornou o Comité Nacional H-Block/Armagh (NHBAC) em reconhecimento das mulheres prisioneiras que aderiram ao protesto na cadeia de Armagh.

Isto abriu o caminho para um movimento que poderia ir além do núcleo eleitoral central do IRA. Mas o verdadeiro catalisador do protesto em massa veio em outubro de 1980, quando sete prisioneiras do IRA e do INLA no Maze começaram um jejum coletivo, ao qual em breve se juntaram três mulheres no Armagh. O NHBAC organizou algumas das maiores manifestações desde o início dos anos 70 em apoio das grevistas da fome. Bernadette McAliskey foi a mais proeminente defensora da sua causa, e os paramilitares leais apontaram-na como alvo para o assassinato em Janeiro de 1981: sobreviveu, apesar de ter sido alvejada várias vezes.

A greve de fome terminou inconclusivamente após cinquenta e três dias, quando um dos homens entrou em coma. O líder prisional do IRA, Brendan Hughes, decidiu cancelar a greve, na esperança de que um documento de negociação do governo britânico pudesse oferecer a base para o fim do protesto. Os detalhes do que estava a ser oferecido eram ainda bastante nebulosos, e os prisioneiros rapidamente decidiram que não era suficiente.

Retomaram o seu confronto com as autoridades prisionais, tornando uma segunda ronda inevitável. Desta vez, os grevistas da fome fá-la-iam um a um, em vez de recusarem comida simultaneamente. O primeiro voluntário, começando o seu jejum a 1 de Março de 1981, foi Bobby Sands.

Sands e os outros nove homens que iriam para a morte até Agosto de 1981 eram produtos típicos de uma geração atípica. Todos, exceto um, tinham nascido entre 1954 e 1957; o mais velho, Joe McDonnell, nasceu em 1951 e ainda não tinha chegado ao seu trigésimo aniversário na altura da sua morte. Todos eles eram adolescentes quando os Troubles começaram e logo gravitaram em direção ao IRA ou ao INLA, passando a década seguinte das suas vidas em fuga ou atrás das grades.

Muitos nacionalistas que discordaram da sua decisão de pegar em armas contra o Estado, olhavam-nos no entanto como produtos de um ambiente que os políticos britânicos tinham criado através das suas ações e das suas falhas de atuação. Margaret Thatcher referiu-se a esta corrente de opinião nacionalista com a sensibilidade de um dentista medieval. Como se queixou uma funcionária do NIO após a sua visita à Irlanda do Norte em Maio de 1981:

Qualquer pessoa a quem eu tenha dito - católica ou protestante - que o principal objetivo da visita da primeira-ministra era tranquilizar a opinião católica, ficou incrédula. Tudo o que viram ou ouviram foi a primeira-ministra repetir uma política de não rendição ao IRA e dizer repetidamente em entrevistas que um crime é um crime... o resultado da visita da primeira-ministra tem sido alienar ainda mais os católicos e fazer com que até alguns protestantes moderados se perguntem a que ponto chegámos.

O principal objetivo do movimento republicano era exercer a máxima pressão sobre três atores políticos que sempre se tinham oposto à campanha do IRA: os bispos católicos, o governo irlandês em Dublin, e o Partido Social Democrata e Trabalhista (SDLP), que foi apoiado pela maioria dos eleitores nacionalistas do Norte. Seria preciso mais do que pura emoção para pressionar estas "três pedras angulares do establishment irlandês" - como lhes chamou o jornal do Sinn Féin An Phoblacht - a endossar as exigências dos prisioneiros. Foi aí que o NHBAC entrou em jogo.

Os acontecimentos dentro do Maze e as negociações nos bastidores entre o governo britânico e o IRA ofuscaram frequentemente a escala da mobilização de massas durante as greves de fome de 1981. De acordo com a Royal Ulster Constabulary, houve mais de 1.200 manifestações que contaram com a presença de 353.000 pessoas. Em Smashing H-Block, Stuart Ross descreve o papel do NHBAC como a espinha dorsal organizacional desta mobilização:

No seu auge, o Comité Nacional alegou que tinha 436 grupos de ação filiados em todos os trinta e dois condados da Irlanda. Tinha sedes em cidades como Dublin, Belfast, Cork, Galway e Dundalk. Produzia cartazes e folhetos, organizava marchas e comícios, estabelecia contactos com organizações comunitárias e sindicatos, reunia com líderes religiosos e políticos. Desempenhou um papel importante na mobilização de apoio aos prisioneiros republicanos e na politização de uma geração de ativistas republicanos.

A manifestação mais visível deste recrudescimento ocorreu nas urnas eleitorais. Bobby Sands candidatou-se às eleições no círculo eleitoral de Fermanagh/South Tyrone Westminster em Abril de 1981, após a morte repentina do deputado nacionalista Frank Maguire. A sua vitória sobre o político unionista Harry West foi um duro golpe na linha de propaganda do governo britânico, que negou que Sands e os seus camaradas tivessem qualquer apoio popular.

Quando se realizaram eleições locais em Maio, o Sinn Féin já se tinha comprometido a um boicote, mas a DP e o IRSP apresentaram candidatos pró-presos em Belfast, tendo um bom desempenho com recursos muito limitados. O An Phoblacht viu isto como uma oportunidade perdida para o movimento republicano flexibilizar os seus músculos políticos: "Se o Sinn Féin ou os prisioneiros republicanos tivessem entrado no terreno, então o SDLP teria levado uma pancada suficientemente forte para ter feito da colaboração nacionalista um ramo em declínio".

Houve também uma eleição geral no Sul durante a greve de fome de 11 de Junho. Dois candidatos na prisão ganharam lugares no parlamento irlandês, o Dáil. Políticos conservadores como o novo Taoiseach Garret FitzGerald temiam que a instabilidade política se espalhasse agora através da fronteira irlandesa, como assinalou o embaixador britânico em Dublin:

A pressão do Governo irlandês sobre nós para acabar com a greve cresceu na proporção dos seus receios de que pudessem não ser capazes de controlar os acontecimentos e de que as instituições do Estado pudessem entrar em colapso. Devo dizer que nunca partilhei dos seus receios, mas atribuo isto mais à minha ignorância do país do que a uma inquietação excessiva por parte deles.

No final, os piores receios de FitzGerald e dos seus companheiros nunca se concretizaram. A simpatia pelos presos não chegou ao ponto de poder perturbar o funcionamento normal da política no Sul. A norte da fronteira, houve meses de intensa polarização, com uma mudança paralela na comunidade sindicalista para partidos e políticos de linha dura, mas os protestos começaram gradualmente a diminuir.

O último grevista da fome, Mickey Devine, morreu a 20 de Agosto, precisamente quando Owen Carron do Sinn Féin ganhou as eleições parciais Fermanagh/South Tyrone como candidato anti-H-Block em substituição de Bobby Sands. O Sinn Féin tinha vetado uma proposta do IRSP para candidatar Bernadette McAliskey em seu lugar. O partido queria agora colher os frutos políticos do NHBAC para si próprio e não tinha qualquer intenção de dar a uma pessoa de fora como McAliskey uma plataforma tão importante.

Os apoiantes de Margaret Thatcher viram o fim da greve de fome como uma justificação para a sua posição intransigente. Na verdade, ela devia-se muito mais a fatores objetivos que estavam para além da sua influência. Tinha-se aberto um fosso entre os nacionalistas do Norte e a maioria das pessoas no Sul desde os primeiros anos dos Troubles. Como um dos grevistas da fome de 1980, Tommy McKearney, observaria mais tarde, a maioria das pessoas queria muito mais que a guerra terminasse do que o IRA a vencesse.

A população do sul vivia agora sob um estado nacional irlandês e a luta contra o domínio britânico na Irlanda do Norte não tinha muita relevância na sua vida quotidiana. Quando o Sinn Féin lançou um grande impulso eleitoral no Sul, no final da década, depressa descobriu que a campanha do IRA era profundamente impopular, e só começou a ganhar apoio depois de essa campanha ter terminado.

No Norte, o movimento republicano tinha uma base real na comunidade nacionalista, mas não conseguiu expandir essa base para além de um certo ponto. Estas limitações ao seu crescimento reflectiam em grande medida a divisão de classes entre nacionalistas cuja experiência de viver sob o domínio britânico variava muito, dependendo de onde viviam e quais eram as suas perspetivas de emprego. O Sinn Féin não conseguiu alcançar o seu objetivo de suplantar o SDLP como partido nacionalista dominante até o IRA apelar a um cessar-fogo duradouro.

Estes desenvolvimentos foram positivos no futuro, à medida que a greve de fome chegava ao fim. Durante os primeiros dois anos após a morte de Bobby Sands e dos outros nove prisioneiros, parecia ser a mãe de todas as vitórias pírricas para o governo de Thatcher. As autoridades prisionais cedo reconheceram a substância das cinco exigências, sem a reconhecerem formalmente. Entretanto, o movimento republicano tinha conseguido regressar do isolamento político dos finais dos anos 70 sem ter de terminar a campanha do IRA.

Num balanço geral da greve da fome, o An Phoblacht gabou-se de ter dado ao IRA o seu maior impulso desde que o governo britânico começou a encarcerar prisioneiros sem julgamento em Agosto de 1971 - "organizacionalmente em termos de recrutamento, fundos, 'casas seguras' e uma base de apoio alargada, e politicamente em termos de credibilidade e apoio a nível interno e externo". O jornal anunciou planos para que o Sinn Féin se envolvesse plenamente na política eleitoral. Insistiu que os republicanos não teriam de escolher entre a luta armada e o ativismo político:

Esta nova confiança dentro do movimento republicano, de que agora é o momento - como nunca antes fora - para a sua política militante, é totalmente complementada pela capacidade contínua do IRA de enfrentar o poder militar da presença britânica.

Quando Gerry Adams e os seus aliados assumiram o controlo do Sinn Féin e do IRA no final dos anos 70, desenvolveram planos para a construção de um movimento político em torno da filosofia do "republicanismo ativo". No entanto, tinham feito muito pouco na prática para fazer avançar esses planos até ao final da década. Foi a mobilização em apoio dos prisioneiros, cuja importância a liderança republicana tinha negligenciado durante vários anos, que tornou possível o avanço subsequente.

Nas eleições europeias de 1979, Bernadette McAliskey enfrentou John Hume e obteve menos de um quinto dos votos nacionalistas. Cinco anos mais tarde, Danny Morrison do Sinn Féin reivindicou quase 38% de um eleitorado nacionalista muito maior, e esse resultado ainda foi um alívio para o SDLP, que temia ser ultrapassado pelo seu rival. Foram as mobilizações de 1980-81 que explicaram a diferença.

Olhando para trás, muitas pessoas veem a greve de fome de 1981 como o início da longa marcha do Sinn Féin rumo à política constitucional que acabaria por colocar os seus líderes num governo de partilha do poder sob a Coroa Britânica. Contudo, mais vale descrevê-la como um momento que prolongou a vida da campanha do IRA - diretamente ao fornecer uma nova geração de recrutas, e indiretamente ao encorajar o movimento republicano a acreditar que poderia montar dois cavalos até à vitória, usando a bala e a urna de voto para alcançar os seus objetivos.

A ideia de ultrapassar o SDLP e de obter ganhos eleitorais no Sul, enquanto o IRA ainda estava em guerra, acabou por se revelar quimérica. Quando a liderança de Adams começou a mudar para uma nova estratégia nos anos 90, a própria greve de fome tornou-se um tema de amarga contestação. Bernadette Sands-McKevitt, irmã de Bobby, invocou a sua memória enquanto polemizava contra as conversações que produziram o Acordo de Sexta-Feira Santa (GFA) de 1998:

Bobby não morreu em nome de organismos transfronteiriços com poderes executivos. Ele não morreu em nome de nacionalistas serem cidadãos britânicos iguais dentro do Estado da Irlanda do Norte.

Em certo sentido, isto é inegavelmente verdade. Os grevistas da fome de 1981 teriam considerado o GFA como uma traição grosseira aos princípios republicanos na altura da sua morte. Mas essa falta de vontade de compromisso assentava no pressuposto de que os republicanos poderiam acumular força suficiente, militar e política, para alcançar o seu pleno objetivo - um Estado totalmente irlandês, sem qualquer vestígio de soberania britânica em solo irlandês. Quando não conseguiram alcançar esse objetivo, não houve consenso sobre o caminho a seguir, e isso foi tão verdadeiro para os homens dos cobertores como para qualquer outra pessoa.

Alguns dos que participaram nos protestos na prisão acabaram por apoiar Gerry Adams através das voltas e reviravoltas do processo de paz. Outros rejeitaram a estratégia de paz de Adams como uma capitulação vergonhosa e exortaram os membros do IRA a continuar a lutar. Outros ainda concordaram com a paz mas não com o processo, apoiando o cessar-fogo do IRA mas considerando o rumo alternativo traçado por Adams como um beco sem saída.

Não temos forma de saber qual dessas posições Bobby Sands teria escolhido. Devido à sua morte, a sua perspetiva política foi congelada no tempo, para ser disputada por diferentes vertentes do republicanismo, enquanto essa tradição mantiver o seu valor.


Artigo de Daniel Finn publicado no site da Jacobin. Tradução de Luís Branco para o Esquerda.net.

Termos relacionados Internacional
(...)