Está aqui

O desporto como pilar da sociedade

A pandemia da COVID-19 atingiu o coração do desporto, com um impacto negativo a vários níveis, desde o desportivo propriamente dito, como o económico e social. Por João Bárbara.
competição desportiva juvenil
Foto de Arrondissement de Villeray–Saint−Michel–Parc−Extension/Flickr

A pandemia da COVID-19 atingiu o coração do desporto, com um impacto negativo a vários níveis, desde o desportivo propriamente dito, como o económico e social.

É sabido que estas medidas de suspensão da atividade desportiva têm na sua base uma intenção preventiva, procurando assim minimizar o contacto entre atletas, equipas técnicas e adeptos. Pretendeu-se, no respeito pela quarentena, minimizar a disseminação da COVID-19 no âmbito desportivo, quer nos treinos, quer em cenário de competição.

É sabido que o desporto é um pilar da sociedade moderna, estando relacionado com o bem-estar físico e mental de toda a população.

A pandemia, e a obrigatoriedade do isolamento social, pode levar à ocorrência de problemas de mobilidade. É cada vez mais difícil de contrariar o desenvolvimento de sentimentos de tristeza, revolta, ansiedade ou mesmo frustração, que poderão ser crescentes com o evoluir do tempo. As consequências são imprevisíveis.

A Comissão Europeia definiu algumas funções específicas para o desporto, sendo mesmo entendido como um pilar essencial da sociedade.

Em primeiro lugar, a capacidade de desenvolvimento da socialização, inserção ou integração, que são catalisadores da coesão social. Na função educativa, o desporto é parte essencial no equilíbrio da formação e desenvolvimento dos jovens. A saúde pública, também tem a sua presença junto do desporto, com este a ser catalisador de saúde pública e bem-estar geral da população. A função cultural, permitindo a cada indivíduo reconhecer-se no seu território. A função lúdica, em que se insere a atividade física informal, como componente da ocupação do tempo livre. A parte social é das mais importantes no desporto, permitindo uma luta contra a exclusão, intolerância e discriminação. O desporto é conhecido por ser inclusivo, não deixando ninguém de parte, seja por limitação física ou mental, como por qualquer tipo de carência.

A declaração do Conselho da União Europeia, de 5 maio de 2003, refere o elevado valor social do desporto, sobretudo junto da população jovem e carenciada.

Termos relacionados Comunidade
(...)