Está aqui

“Não tem nenhum sentido continuarmos a permitir a distribuição de dividendos milionários"

Catarina Martins defendeu a requisição de hospitais e clínicas fechadas para apoiar os lares a lidar com a pandemia. E lembra que a EDP se prepara para distribuir dividendos equivalentes a 10 anos de tarifa social da energia, cujo alargamento às famílias vítimas da crise os deputados acabam de chumbar.
Catarina Martins
Paulo Novais / Lusa

Após a reunião no Infarmed, onde representantes partidários e governantes puderam conhecer os dados apresentados por especialistas de várias organizações que em Portugal têm coordenado a resposta dos serviços de saúde à pandemia, Catarina Martins deu conta que o número de pessoas infetadas em Portugal continua a crescer, mas que já existem hoje menos internamentos e menos pessoas em cuidados intensivos. “Se tudo indica que não é possível neste momento aliviar as medidas de contenção, também há a indicação de que as medidas estão a produzir resultados e esperamos que possa ser possível esse alívio dentro de pouco tempo”.

A coordenadora do Bloco de Esquerda demonstrou duas preocupações essenciais: a primeira são a existência de 2.500 lares em Portugal com mais de 100 mil utentes, onde se registam alguns focos de infeção. Para uma resposta adequada, são necessários  “mais sítios de acolhimento e de tratamento para os seus utentes”, defendeu Catarina.

“Não tem nenhum sentido termos hospitais e clínicas privadas fechadas no país (…) ao mesmo tempo que estamos a ter problemas com utentes em lares”. Por isso, Catarina Martins defende a requisição das instituições atualmente fechadas "para poderem apoiar estes lares”.

Dado que as medidas de contenção terão de se manter durante mais algum tempo, o que “tem impacto real na vida das pessoas”, penalizando “fortemente os rendimentos de quem trabalha e de quem trabalha com menores salários”, o Bloco de Esquerda tem apresentado propostas para o alargamento da resposta social e económica.

Catarina Martins aproveitou o momento para lembrar que na próxima quinta-feira “a Assembleia Geral de acionistas da EDP se prepara para distribuir em dividendos quase 700 milhões de euros”, um montante equivalente a “10 anos de tarifa social da energia” e o que alargamento desta tarifa “foi chumbado na semana passada no parlamento”.

“Não tem nenhum sentido continuarmos a permitir a distribuição de dividendos milionários nas grandes empresas e a impedir os apoios sociais básicos como a tarifa social da energia às famílias que perderam rendimentos”, sublinhou a coordenadora bloquista. O Estado de Emergência tem de garantir também medidas de sensatez económica que protejam quem está mais vulnerável.

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)