Está aqui

Morreu o protagonista da série “Alô, Alô”

Gorden Kaye, o ator britânico que ficou conhecido pelo seu papel na série televisiva “Alô, Alô!” morreu esta segunda-feira aos 75 anos numa unidade de cuidados de saúde.
Gordon Kaye faleceu esta segunda-feira aos 75 anos. Foto Big Red Book
Gordon Kaye faleceu esta segunda-feira aos 75 anos. Foto Big Red Book

Gorden Kaye foi acima de tudo um ator de comédias televisivas e participou, desde o início da década de sessenta, em dezenas de séries de ficção.

A mais conhecida acabou mesmo por ser a produção da BBC intitulada “Alô, Alô” que foi criada por Jeremy Lloyd e David Croft e foi exibida pela estação televisiva britânica entre 1982 e 1992, tendo sido transmitida em Portugal pela RTP.

A série teve 85 episódios e Gordon Kaye esteve nomeado para o Bafta de melhor ator em 1986.

Histórias de resistência contra o nazismo

Durante o tempo em que a série esteve no ar, Gorden Kaye representou o papel de dono de um café (René) que dava cobertura a elementos da resistência contra a ocupação nazi de França, no período da Segunda Guerra Mundial.

O ator entrou igualmente no projeto cinematográfico "Brazil: O outro lado do sonho", de Terry Gylliam, de 1985.

Gorden Kaye nasceu a 7 de abril de 1941, em Huddersfield, Yorkshire, Inglaterra, tendo chegado a representar o mesmo papel, que o tornou conhecido do grande público, num filme e também numa peça de teatro.

Quando tomou conhecimento da morte de Gorden Kaye, a atriz, Vicki Michelle, que interpretou a personagem Ivette partilhou na rede social twitter a tristeza pela morte do ator tendo escrito: “Muito triste saber da notícia de Gorden Kaye. Um ator brilhantemente talentoso, consumado profissional, amava o mundo. Nunca haverá outro Rene."

O último trabalho de Kaye foi em 2004 para a série televisiva britânica "Revólver".


 

Termos relacionados Cultura
(...)