A concelhia do Bloco de Esquerda de Almada comunicou esta quinta-feira a notícia do falecimento, aos 66 anos, de Fernando Cordeiro Cruz, figura incontornável da vida do Arsenal do Alfeite, onde trabalhou várias décadas "aliando sempre a prática ao estudo na procura das melhores soluções para o estaleiro", tendo integrado a Comissão de Trabalhadores e acompanhado a Casa do Pessoal do Arsenal do Alfeite.
"Sempre disponível e amigo, acompanhou a vida do Estaleiro Arsenal do Alfeite, que fazia parte da sua identidade operária. Sofreu e lutou contra a forma como o poder político desprezou o Estaleiro, juntando a sua voz a todos os camaradas Arsenalistas que lutavam e lutam pelos mesmos objetivos", refere a nota da concelhia do Bloco.
A sua atividade cívica destacou-se também no plano do associativismo, participando em 2020 numa candidatura aos órgãos sociais da SFUAP, sempre fiel aos princípios do associativismo e integrando os atuais órgãos sociais do CRP Clube Recreativo Piedense.
Fernando Cruz foi o segundo candidato à Câmara Municipal de Almada nas listas do Bloco de Esquerda, tendo assumido o cargo de vereador várias vezes em substituição da Joana Mortagua.
"É de um homem, amigo e camarada de tantas qualidades e generosidade que nos temos que despedir. A sua memória estará sempre connosco".
O Bloco de Esquerda e o Esquerda.net enviam as suas sentidas condolências aos seus filhos, esposa, irmã e toda a família.