Morreu Hermeto Pascoal, ícone da música brasileira

14 de setembro 2025 - 14:56

Compositor e multi-instrumentista reconhecido mundialmente, Hermeto Pascoal conquistou três Grammy Latinos e tinha digressão marcada com passagem por Portugal em novembro.

PARTILHAR
Hermeto Pascoal
Hermeto Pascoal. Foto: Divulgação

Faleceu este sábado aos 89 anos o músico brasileiro Hermeto Pascoal. "Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, anunciou a família em comunicado, sublinhando que na altura dessa passagem o grupo de Hermeto se apresentava no palco, "como ele gostaria: fazendo som e música". A sua banda Nave Mãe tocava no sábado à noite no Festival Acessa, em Belo Horizonte. Hermeto Pascoal e a sua banda tinham digressão marcada com passagem por Portugal em novembro, com concertos em Lisboa, Braga, Viseu e Espinho.

Conhecido pela criatividade e originalidade dos sons que produzia, numa permanente busca por novas formas de expressão sonora seja em instrumentos ou em objetos do quotidiano, Hermeto Pascoal foi um mestre da improvisação, uma referência e até objeto de estudos em ciências musicais. Gravou e tocou ao vivo com nomes importantes da música brasileira como Elis Regina, Marília Medalha ou Edu Lobo, e do jazz como Dizzy Gillespie e Miles Davis, que o considerava  "o músico mais impressionante do mundo" e de quem se tornou amigo.

O último das cerca de três dezenas de álbuns do compositor, "Pra você, Ilza" foi eleito pela Associação Paulista de Críticos de Arte um dos melhores álbuns brasileiros de 2024 e conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Jazz, um dos três que conquistou ao longo da sua carreira de sete décadas. A organização do extenso acervo da sua obra foi uma das tarefas a que se dedicou nos últimos anos com o projeto '@hermeto.music', tendo também lançado a biografia “Quebra tudo! — A arte livre de Hermeto Pascoal”, com o jornalista Vitor Nuzzi.

Em nota de condolências, o Presidente brasileiro Lula da Silva, que condecorou o músico em 2010 com a Ordem do Mérito Cultural, sublinha que “o talento e a incansável criatividade deste alagoano de Arapiraca o consagraram internacionalmente, e influenciaram gerações de músicos de todo o mundo”.

“Hermeto sempre nos ensinou a não deixar a tristeza dominar. Por isso, convido os brasileiros a celebrarem sua história e sua música. Minha solidariedade à família, aos amigos e a todos que foram inspirados por sua arte. O Brasil se despede com gratidão deste grande artista”, concluiu Lula da Silva.

Termos relacionados: Cultura