Está aqui

Montenegro: oposição quer novo governo após perda da maioria absoluta do DPS

Apoiantes do presidente de Montenegro manifestaram-se este domingo na capital Podgorica. Milo Djukanovic obteve uma maioria relativa de 35% e a oposição exige a formação de um novo governo.
Protestos em Montenegro
Foto de Balkan Insight | Facebook

Segundo a Euronews, os apoiantes de Milo Djukanovic, presidente de Montenegro, manifestaram-se em seu apoio neste domingo na capital do país, Podgorica. Milo Djukanovic, que desde 1998 preside ao Partido Democrata Socialista (DPS) e que liderou governos desde 1991, quando o país ainda pertencia à República Federal da Jugoslávia, venceu as eleições de 30 de agosto. Mas pela primeira vez em 30 anos apenas obteve uma maioria relativa, com cerca de 35% dos votos.

A oposição formada pela aliança “Pelo Futuro de Montenegro", pró-russa e pró-sérvia, exige a formação de um novo governo com uma base parlamentar mais alargada. O clima de tensão tem-se agudizado depois das eleições e os 81 lugares no Parlamento ainda não estão definidos.

 

Um apoiante de Milo Djukanovic diz que participou na manifestação “para apoiar o estado e para ajudar muitas pessoas a lembrarem-se do que seus antepassados fizeram e daquilo por que morreram, que foi a justiça, honra e liberdade do Montenegro”.

Quem pode decidir o futuro de Montenegro é a plataforma cívica “Preto no Branco” que obteve pouco mais de 5% dos votos.

Milo Djukanovic e o DPS têm sido fundamentais para aproximar os Balcãs à integração euro-atlântica. Depois de liderar o processo da independência em 2006, em 2017 Djukanovic integrou Montenegro na NATO. Por sua vez, a UE acredita que um governo liderado pela aliança “Pelo Futuro de Montenegro” pode aproximar o país à Rússia e à Sérvia.

Termos relacionados Internacional
(...)