Montado da Serra de Grândola é alvo de forte pressão de construções

A denúncia parte da Quercus, que apela à revisão das normas urbanísticas neste território depois de ter constatado um aumento das construções.
Montado alentejano - Foto de Fernando Moital | Flickr

Em comunicado, a associação ambientalista Quercus denunciou a forte pressão causada pelas construções nos montados de sobro da Serra de Grândola, segundo a Lusa. A associação afirma ter “constatado um aumento de construções no interior dos montados de sobro na Serra de Grândola”, acrescentando que esta zona tem sido afetada “nas últimas décadas”, por “problemas de sanidade” nos sobreiros e azinheiras.

Para a Quercus, a degradação deste ecossistema é derivada das “más práticas agrícolas”, tal como a “gradagem dos montados ao cortar as raízes dos sobreiros que se encontram mais à superfície”.

No entanto, a "dispersão urbanística" também tem contribuído para esta situação, “decorrente da especulação imobiliária verificada a partir do litoral alentejano”, sublinham.

A forma de atuação é padronizada começando “pela aquisição de pequenos montes com casas em abandono ou ruínas”, depois “de serem sujeitas a licenciamento municipal”, estas convertem-se “em grandes casas de luxo, frequentemente sem infraestruturas mínimas, desde água canalizada, eletricidade e saneamento público”, apontam.

Os ambientalistas lembram o corte ilegal de sobreiros na Herdade de Silveiras de Baixo, no concelho de Grândola, em setembro de 2021, efetuado por uma empresa com “licença válida apenas para abater 82 sobreiros secos”, mas acabou por confirmar-se o “abate ilegal de 290 sobreiros, dos quais 135 verdes em bom estado vegetativos”.

Na nota de imprensa, a associação considera “essencial o cumprimento da regulamentação de proteção ao sobreiro e azinheira”, deixando um apelo “à revisão das normas urbanísticas no Município de Grândola”. Só assim é possível “manter o ordenamento do território e evitar a viabilização de licenciamentos, com a dispersão de construções no espaço rural associadas a elevados impactes socioeconómicos e ambientais”, finalizam.

Termos relacionados Ambiente