Está aqui

Ministro do Interior alemão ameaça demitir-se

O braço de ferro sobre política de refugiados entre Horst Seehofer e Angela Merkel intensificou-se este domingo. O ministro do Interior e líder do partido bávaro CSU ameaçou sair do governo e da liderança do partido.
Horst Seehofer, líder da CSU e ministro alemão do Interior. Foto CSU/Instagram

O resultado da cimeira europeia sobre política de acolhimento de refugiados não agradou ao líder da CSU da Baviera, que defendia o regresso dos controlos de fronteiras para impedir a entrada de refugiados que tivessem sido registados à entrada noutro estado membro da União Europeia.

Segundo a Deutsche Welle, este domingo, durante uma reunião da direção da CSU, Horst Seehofer anunciou ter a intenção de se demitir do governo e da liderança do partido, o que colocaria o governo de Angela Merkel em risco de queda.

A chanceler alemã tentou apresentar o acordo alcançado no Conselho Europeu - bem como os acordos bilaterais que diz ter feito com vários países para a devolução dos requerentes de asilo - como sendo convergente com os objetivos de Seehofer, palavras que o ministro negou durante a reunião partidária deste domingo.

As críticas de Seehofer a Merkel surgem a poucos meses das eleições na Baviera, nas quais a CSU teme perder parte do seu eleitorado para a extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD), que tem ganho espaço político com um discurso xenófobo.
 

Termos relacionados Internacional
(...)