Médicos convocam greve e acusam Governo de falta de respostas

A Federação Nacional dos Médicos convocou uma greve nacional para 8 e 9 de março e queixa-se do ritmo lento que o Ministério da Saúde está a adotar nas negociações.
Foto Jeso Carneiro/Flickr

No final de mais uma reunião entre sindicatos e Ministério da Saúde sem progressos visíveis, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) anunciou a convocatória de uma greve nacional para os dias 8 e 9 de março "em resposta à falta de compromisso, por parte do Ministério da Saúde, em negociar as grelhas salariais e na falta de medidas para salvar o Serviço Nacional de Saúde".

Nas negociações que decorrem há meses, a FNAM diz ter assumido sempre "uma posição dialogante e disponível", por oposição aos representantes do Ministério, o qual acusam de ter sido "evasivo" e de apenas apresentar "medidas paliativas, através da recém-criada Direção Executiva do SNS, à revelia das negociações com os sindicatos".

Com as negociações a decorrerem "a um ritmo demasiado lento, onde se acumulam os pedidos de adiamento de reuniões e escasseiam as propostas por parte da tutela", os sindicatos "têm feito o seu trabalho de forma responsável, cumprindo prazos e apresentado as suas propostas", refere o comunicado da FNAM.

Em vez de paliativos, os médicos reclamam medidas estruturais para o SNS: "valorizar a carreira médica, negociando novas grelhas salariais, e dignificar condições de trabalho dos médicos, de forma a garantir cuidados de saúde de qualidade para a população". E dizem ser eles que têm assegurado o funcionamento do SNS, "apesar do subfinanciamento crónico e da deterioração das suas condições de trabalho".

O arrastar das negociações, conclui a FNAM, contribui para deixar os médicos "exaustos e desmotivados face à falta de resposta do Governo, à situação difícil do SNS e ao cansaço acumulado durante a pandemia de COVID-19", pelo que apelam também à "solidariedade dos utentes neste momento difícil", uma vez que "a luta pelo SNS é uma luta que afeta toda a gente".

Termos relacionados Saúde