Está aqui

Já saiu a revista Esquerda Saúde nº 3

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

O terceiro número da revista Esquerda Saúde inclui artigos sobre o debate orçamental para a Saúde, a troca de ministros no Governo, a situação dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, o ensino da Medicina, a gestão do SNS, a crise nas urgências, entre outros.

O editorial da Esquerda Saúde faz o rescaldo do "verão quente" no setor, com a demissão da ministra, a aprovação do novo Estatuto do SNS e a nomeação de uma direção executiva para o Serviço Nacional de Saúde.

Ainda sobre a crise do SNS nos últimos meses, com encerramento de maternidades e urgâncias de obstetrícia, Tânia Russo aponta que a pressão nas urgências obriga a deslocar profissionais e não há vontade política para suprir essas carências de profissionais. Jessica Pacheco fala da situação na Região Autónoma dos Açores, onde num dos hospitais já se gasta mais em horas extraordinárias do que em salários. E Mário André Macedo reflete sobre o que deve ser feito para alterar um sistema que é ineficiente e produz maus resultados.

Noutro artigo desta edição, Luís Mós fala da ausência das reivindicaçoes dos enfermeiros na proposta orçamental do Governo, enquanto se verifica um impasse negocial entre o novo ministro Manuel Pizarro e os sindicatos quanto às progressões nas carreiras, a contagem dos pontos e a não discriminação salarial.  

A revista publica ainda um testemunho de Maria Ribeiro, uma enfermeira que emigrou para a Bélgica no início da carreira e fala do que tem sido a sua experiência e das razões para ainda não ter regressado a um país que não valoriza estes profissionais. A enfermeira Fernanda Lopes fala do estado atual da enfermagem em Portugal, com as promessas do Governo a nunca se concretizarem.

A situação dos técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que na maioria ainda esperam que o Governo reconheça os seus anos de carreira, é o tema de dois artigos de Eloísa Macedo e Nuno Malafaia.

Pedro Vilão Silva, estudante do quinto ano de Medicina, fala da realidade atual do ensino médico em Portugal, confrontando vários modelos. E Gisela Almeida aborda os desafios da gestão do SNS e do modelo de contratualização.


Descarregar revista Esquerda Saúde nº 3 em pdf


Ler edições nº 2 e nº 1

Anexos: 
AnexoTamanho
PDF icon esquerdasaude_03.pdf4.95 MB
(...)

Esquerda Saúde 3

Já saiu a revista Esquerda Saúde nº 3

17 de Novembro 2023

A edição de novembro de 2022 já está disponível online. Em destaque, a crise do SNS e a falta de respostas do Governo. Leia aqui a revista em formato pdf.

Editorial: Verão quente na Saúde

17 de Novembro 2022

Mudarão as políticas de saúde em Portugal? Não tenhamos grandes ilusões, mais do que mudanças de personalidades, o que conta são as opções políticas. E essas, infelizmente, continuarão idênticas. Editorial de Mário André Macedo.

Negociações sindicais no congelador, enfermagem fora do Orçamento

17 de Novembro 2022

O OE 23 pretende remunerar as primeiras 150 horas extras ao valor atual, apenas majorando após atingir esta marca. Ou seja, os enfermeiros terão de trabalhar 1 mês extra, antes de serem devidamente pagos pelo valor do seu trabalho. Artigo de Luís Mós.

 

A crise do SNS não é um fenómeno estival

17 de Novembro 2022

Foi badalado até à exaustão o fecho de maternidades, as transferências de grávidas, as mortes de mães e de bebés, que produziram suculentas manchetes. Poucas vezes se foi ao fundo da questão e se expôs a verdadeira razão e dimensão dos problemas. Artigo de Tânia Russo.

A minha história de enfermeira na Bélgica

17 de Novembro 2022

Ser independente, ter condições de trabalho vantajosas e possibilidade de progressão na carreira; estas foram as razões pelas quais emigrei para a Bélgica. Após nove anos, ainda cá estou, satisfeita. Esta é a minha história. Artigo de Maria Ribeiro.

Os TSDT e a eterna injustiça na saúde

17 de Novembro 2022

O nosso trabalho vale pouco para quem manda. Quem se senta durante o dia em frente ao Excel, não percebe o valor de trabalhar noite dentro a semear hemoculturas, efetuar uma TAC a um doente com AVC ou realizar um ECG numa sala de reanimação. Artigo de Eloísa Gonçalves Macedo

 

O SNS e os TSDT: o que aconteceu?

17 de Novembro 2022

O valor das profissões que a carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica abrange é incalculável para a qualidade de vida dos utentes do Serviço Nacional de Saúde. Artigo de Nuno Malafaia.

Ensino médico: da academia à enfermaria

17 de Novembro 2022

Embora nos encontremos num período de inovação e experimentação alargada no ensino médico, onde a voz estudantil parece contar um pouco mais do que há alguns anos, os métodos de avaliação continuam a insistir de modo arcaico no exame de escolha múltipla ou no conjunto de frequências compostas por questões da mesma tipologia. Artigo de Pedro Vilão Silva.

 

Valorização da enfermagem é mais eficiência no SNS

17 de Novembro 2022

A situação global dos Enfermeiros/as é o espelho que reflete o estado da Saúde no nosso país: desinvestida, desmembrada e desmotivada. Artigo de Fernanda Lopes.

 

Desafios para a Gestão do Serviço Nacional de Saúde

17 de Novembro 2022

Os contratos programa devem ser divulgados por todos os profissionais da unidade de saúde para que se sintam envolvidos, para que saibam quais as metas a atingir, quais as estratégias a adoptar e que variáveis- métricas devem ser elencadas para avaliar a qualidade de cuidados prestados. Artigo de Gisela Almeida.

 

Saúde nos Açores, para além do limite

17 de Novembro 2022

Só em maio deste ano, a afluência ao Hospital de Ponta Delgada bateu recordes, com 1.300 pessoas a recorrerem àquela valência em três dias. Artigo de Jessica Pacheco.

O que se passa com os serviços de urgência

4 de Setembro 2022

Não há praticamente nenhum programa de governo para a saúde que não reconheça que há um problema nas urgências. No entanto, aqui estamos, com problemas semelhantes nos serviços de urgência ao longo dos últimos 40 anos. Artigo de Mário André Macedo.