Está aqui

Marisa critica proposta de fundo europeu "subfinanciado e sobrecondicionado”

A eurodeputada do Bloco reagiu ao anúncio do Fundo de Recuperação proposto por Bruxelas, considerando que “fica muito aquém dos montantes que necessitaríamos para responder à crise pandémica”.
Marisa Matias.
Marisa Matias. Foto de Paulete Matos.

Marisa Matias reagiu ao anúncio da Comissão Europeia, dizendo que esta “fica muito aquém dos montantes que necessitaríamos para responder à crise pandémica”.

Além disso, a eurodeputada critica ainda a “muita condicionalidade associada” ao Fundo de Recuperação da União Europeia. Em síntese, para Marisa Matias este é um fundo “subfinanciado e sobre condicionado”.

No vídeo divulgado no seu Facebook, Marisa Matias recorda que esta mesma condicionalidade foi a opção tomada em “crises anteriores”, e que levou ao desinvestimento em serviços públicos necessários, como se viu agora com a crise pandémica.

A dirigente bloquista considera esta condicionalidade como um “tiro nos pés”, porque “nos fará pagar mais tarde um preço muito mais caro do que aquele que está a ser agora atribuído".

Para a eurodeputada do Bloco a Comissão Europeia deveria ter apresentado uma “proposta robusta, com financiamento que respondesse às necessidades, e que retirasse a condicionalidade do mapa dos recursos que vão ser disponibilizados". Assim, com esta proposta estaremos “a caminhar para um futuro que já conhecemos, porque é muito igual ao passado", sublinhou Marisa Matias.

 

Termos relacionados #CriseGlobal, Política
(...)