Está aqui

#CriseGlobal

Espaço de informação e análise sobre a crise provocada pelo Covid-19 e o debate das soluções e alternativas para a economia.

Três economistas e uma crise: debate juntou milhares em direto no Facebook

Abril 1, 2020

Mariana Mortágua, Ricardo Cabral e Ricardo Paes Mamede participaram no segundo debate online promovido pelo esquerda.net. Os debates deste ciclo AO ENCONTRO têm lugar às terças e sextas às 21h30 e contam sempre com intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

India em lockdown. Foto: Kinshuk/Flickr

A pandemia já está a afetar os países em desenvolvimento?

Março 31, 2020

A dificuldade de estabelecer medidas de distanciamento social eficazes e a fuga de capitais para o exterior colocam problemas sérios à capacidade de combater a pandemia nos países em desenvolvimento.

Vulnerabilidades: pensar um país frágil

Março 31, 2020

Não há economia sem quem a realiza nem sem aqueles a quem ela se destina, no momento da repartição e da geração de bem-estar. A economia usa os mercados, não é os mercados. Artigo de José Reis, oordenador do Observatório sobre Crises e Alternativas.

“A redução da procura e das expetativas dos decisores económicos vulnerabilizará imediatamente quem trabalha a recibo verde, a contrato a prazo ou em período experimental, ou no setor informal”, alertam Ricardo Cabral e Francisco Louçã

Medidas de emergência para pagar os salários em março e abril de 2020

Março 31, 2020

Neste artigo, os economistas Ricardo Cabral e Francisco Louçã analisam a primeira resposta dos governos à crise e defendem a necessidade de desenhar medidas de política económica que permitam ganhar tempo.

Ursula von der Leyen. Foto: European Parliament/Flickr

União Europeia: um novo orçamento depois da crise?

Março 30, 2020

Bruxelas anunciou no sábado a preparação de um novo Quadro Financeiro Plurianual para enfrentar as consequências da crise do coronavírus. Mas o acordo parece cada vez mais difícil de alcançar.

SOS Emprego

Março 29, 2020

A coragem que tivermos agora é o sofrimento a que seremos poupados no futuro, evitando o congelamento da economia ou o medo social.

Fábrica de vestuário no Bangladesh. 2011.

Marcas de roupa fecham lojas na Europa e abrem crise no Bangladesh

Março 29, 2020

Com o cancelamento sem indemnização das encomendas europeias às fábricas do segundo maior exportador têxtil do mundo, mais de um milhão de trabalhadoras foram despedidas ou mandadas para casa sem rendimento.

Donald Trump. Foto: TheWhiteHouse/Flickr

O megapacote financeiro dos EUA e as fraturas do sistema

Março 28, 2020

O plano de estímulos à economia que resultou do acordo entre republicanos e democratas surpreendeu pelo valor histórico: 2 biliões de dólares. No entanto, o plano virado para o resgate de Wall Street e das grandes empresas não resolve os problemas de um país cada vez mais desigual.

Parlamento Europeu. Foto: Bruxelles5/Flickr

Parlamento Europeu opõe-se a dividendos da banca em 2020

Março 27, 2020

Em comunicado, os coordenadores da Comissão de Assuntos Económicos e Monetários (ECON) do Parlamento Europeu exigem também restrições às operações de recompra de ações próprias por parte dos bancos enquanto durar a crise.

Marisa Matias no Parlamento Europeu. Foto de GUE/NGL/Flickr.

“Não podemos repetir a história da crise financeira", alerta Marisa Matias

Março 27, 2020

A eurodeputada bloquista considera as medidas aprovadas no Parlamento Europeu "importantes, mas claramente insuficientes" para a necessidade de proteger quem trabalha e evitar que sejam as mesmas pessoas a pagar outra vez a crise.

"Temos de responder já para evitar o congelamento da economia"

Março 27, 2020

Mariana Mortágua apresentou na quinta-feira a proposta do Bloco para garantir o pagamento dos salários de março e abril aos trabalhadores das micro e pequenas empresas em Portugal.

Alemanha e Holanda acumulam, ano após ano, excedentes fabulosos com os quais nem sonhavam antes da UE

A única União na Europa é a dos mercados

Março 27, 2020

A Alemanha e a Holanda acumulam, ano após ano, excedentes fabulosos com os quais nem sonhavam antes da União Europeia e, sobretudo do Euro. O Euro é para as economias de centro uma espécie de desvalorização cambial permanente. Postado por José Gusmão em Ladrões de Bicicletas

Coronabonds? Já, mas com cuidado

Março 27, 2020

Os coronabonds são necessários e o Conselho Europeu e o BCE não terão alternativa melhor que seja imediatamente viável. Podem fazer deles uma solução ou uma bomba de pavio curto.

Banco de Portugal

Estamos a caminho da pior recessão de que há registo?

Março 27, 2020

O Banco de Portugal publicou o boletim económico de março e os cenários são tudo menos animadores: Portugal pode estar à beira da pior recessão pelo menos desde 1960, o ano em que que começaram a ser feitos estes registos.

"Chegou a hora do perdão da dívida externa da América Latina", dizem ex-governantes

Março 27, 2020

Rafael Correa, Álvaro García Linera, Dilma Rousseff e José Luis Zapatero são alguns dos subscritores do apelo à ONU para convocar uma Assembleia Geral que abra o processo do perdão da dívida.

Charles Michel, presidente do Conselho

O que explica o bloqueio no Conselho Europeu?

Março 27, 2020

As divisões entre os países da União Europeia voltaram a ficar expostas na reunião de quinta-feira, enquanto se trava uma corrida contra o tempo para conter o vírus e combater a recessão.

Sede do BCE, em Frankfurt.

BCE dá um passo histórico, mas o impasse continua na UE

Março 26, 2020

Numa decisão histórica, BCE eliminou o limite de compras de títulos do tesouro, que estava restringido a 33% da dívida pública de cada Estado, no seu novo programa de aquisição de ativos. Entretanto, os países da zona euro tardam em chegar a acordo sobre os próximos passos.

Portugal, Capacidade/Necessidade de Financiamento Setorial em % do PIB

COVID-19 e financiamento da economia

Março 26, 2020

É avisado (...) que, face à ameaça que representa esta calamidade de saúde pública, não limitemos as possibilidades de defesa do país às regras disfuncionais que, neste momento, realmente existem [na UE]. Postado por Paulo Coimbra em Ladrões de Bicicletas

À beira de uma recessão mais grave do que em 2009

Março 25, 2020

Os custos das emissões estão a disparar, a dívida das empresas é gigante, os juros na zona euro são negativos e o nível de coordenação internacional é menor.

Mário Centeno

Eurobonds: ministro alemão rejeita, Eurogrupo adia

Março 25, 2020

Conselho Europeu reunirá quinta-feira para discutir como a UE enfrenta a crise económica do Covid-19. Nove líderes de governos pedem eurobonds, ministro da Economia alemão rejeitou-os. Francisco Louçã diz que Conselho e BCE “não terão alternativa”.

Fila do supermercado

“Colapso sem precedentes” na atividade económica. E agora?

Março 25, 2020

Um “colapso sem precedentes”: é assim que é descrito o impacto que o surto de Covid-19 já está a ter nas principais economias mundiais. A quebra é maior na zona euro. Que respostas estão a ser dadas?

A responsabilidade de todos

Março 25, 2020

À medida que os dias passam, torna-se mais claro que as medidas económicas já anunciadas serão insuficientes para lidar com a destruição económica provocada pela Covid-19.

A “bazuca” do BCE é suficiente para evitar a crise?

Março 24, 2020

A atividade empresarial caiu para mínimos históricos. O ministro da Economia francês compara a crise com a Grande Depressão de 1929. Entre os economistas, renasce a discussão sobre o papel da política orçamental no combate à recessão.

A pandemia e as soluções de mercado

Março 16, 2020

Quando há uma urgência, como a que se vive hoje, é o Estado que protege a população. Os privados têm uma solução para estes casos: aumentar o preço.