Está convocada uma nova manifestação em solidariedade com a Palestina para a próxima terça-feira, dia 17 de junho às 18h, em Lisboa. A ação convocada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente tem ponto de partida marcado para o Largo Camões e deverá seguir para a Assembleia da República.
O genocídio perpetrado por Israel na Faixa de Gaza continua com mais 23 palestinianos assassinados em Gaza este domingo. 11 dessas pessoas estavam a tentar chegar a locais de ajuda humanitária para receber comida, um bem precioso e escasso em Gaza.
Na passada segunda-feira, centenas de pessoas reuniram-se em frente à Assembleia da República para protestar contra o assalto à Flotilha da Liberdade, um navio que seguia rumo a Gaza com ajuda humanitária abordo e cujos tripulantes, incluindo a eurodeputada Rima Hassan, foram feitos reféns pelo regime israelita.
Nas últimas semanas, tornou-se também público que Israel está a dar armas a um grupo próximo do Estado Islâmico em Gaza para fomentar a violência dentro de Gaza e fragilizar o Hamas. Netanyahu anunciou também mais 22 colonatos na Cisjordânia, onde continua a avançar e ocupar território palestiniano.
Apesar de um grande consenso de maior parte dos países do mundo sobre o reconhecimento do Estado da Palestina e a denúncia do genocídio em Gaza, os países europeus e os Estados Unidos da América continuam a apoiar o governo de extrema-direita de Netanyahu, que esta semana lançou também um ataque sem provocação sobre o Irão.