Está aqui

Lula da Silva eleito presidente do Brasil

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com 98,81% das urnas apuradas. Luís Fazenda destaca o “avanço democrático” e o golpe que a vitória de Lula da Silva representa para a extrema-direita.

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito o 39º presidente do Brasil. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57 locais, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas e Lula somava 50,83% dos votos válidos.

"Hoje, possivelmente, seja o dia 30 de outubro mais importante da minha vida. E acho que é um dia muito importante para o povo brasileiro porque hoje o povo está definindo o modelo de Brasil que ele deseja, o modelo de vida que ele quer", afirmou o agora presidente eleito no momento de votar.

Em declarações ao Esquerda.net, o dirigente do Bloco de Esquerda Luís Fazenda assinalou que a vitória apertada de Lula é “suficiente para um avanço democrático e para o relançamento das políticas de combate à exclusão social, de defesa da Amazónia, de respeito pelas liberdades civis e direitos humanos”.

Dando conta do mar de gente que encheu a Avenida Paulista, Luís Fazenda afirmou que “essa é a esperança de um povo” e que a eleição de Lula é um passo no sentido da derrota definitiva da extrema-direita e do seu isolamento.

O Bloco de Esquerda saudou o candidato vencedor, os dirigentes do PT, do PSOL e do PcdoB.

Termos relacionados Internacional
(...)