Lucros da Galp disparam 18% este ano

30 de outubro 2023 - 19:17

De janeiro a setembro, a petrolífera registou lucros de 718 milhões de euros e aumentou a produção de petróleo e gás.

PARTILHAR
sede da Galp
Foto de Mário Cruz, Lusa.

As contas do terceiro trimestre da Galp fecharam com um lucro de 210 milhões de euros, que se somam aos 258 milhões do trimestre anterior e aos 250 milhões do primeiro trimestre do ano. Em termos globais, até setembro a petrolífera aumentou os seus lucros em 18% face aos primeiros nove meses do ano anterior. Em agosto, a Galp tinha anunciado que iria começar a distribuir dividendos aos acionistas “como um adiantamento dos lucros para o ano fiscal de 2023”. O valor foi de 27 cêntimos por ação.

Segundo o jornal Público, a petrolífera aproveitou os preços altos do petróleo e gás no mercado grossista, além de as vendas de combustível à aviação já ultrapassarem os níveis pré-covid. A "maior mobilidade sazonal" contribuiu para o aumento das vendas no mercado de retalho ibérico nos meses de verão.

Em termos reais, a produção de petróleo caiu 11%, enquanto a de gás aumentou 55%. Mas se excluirmos a operação em Angola, entretanto vendida à empresa Somoil, de capitais angolanos, há um aumento de 6% na produção de petróleo, para 120 mil barris diários.