Galp antecipa pagamento de dividendos

16 de agosto 2023 - 14:41

A empresa da área dos combustíveis fósseis justifica o pagamento como “adiantamento dos lucros relativos ao ano fiscal de 2023”. Até julho, registou um aumento de 21% de lucros face ao ano passado.

PARTILHAR
Galp. Foto de Manuel de Almeida/Lusa.
Galp. Foto de Manuel de Almeida/Lusa.

A Galp comunicou esta quarta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários que, a partir de 25 de agosto, começará a distribuir dividendos aos acionistas “como um adiantamento dos lucros para o ano fiscal de 2023”. O valor será de 27 cêntimos por ação.

Os acionistas das empresa tinham aprovado o ano passado, numa assembleia-geral, o pagamento de dividendos no valor de 0,52 euros por ação e 0,26 euros tinham já sido pagos em maio.

A empresa do setor dos combustíveis fósseis informou no final do mês passado que obteve, até junho, lucros de 508 milhões de euros, valor que representa um aumento de 21% face a período homólogo do ano passado. Para além disso, a dívida líquida caiu 12% relativamente ao final de 2022, refletindo este montante já os dividendos de 209 milhões de euros pagos aos acionistas.

Já em outubro passado, a empresa comunicara quem nos primeiros nove meses desse ano, os seus lucros tinha disparado 86% face ao mesmo período do ano anterior, obtendo então nesse período lucros de 608 milhões de euros, à boleia da subida dos preços dos combustíveis sobretudo desde o início da guerra na Ucrânia.