Está aqui

Laura Carreira e Ana Rocha de Sousa competem no Festival de Cinema de Veneza

Os trabalhos das realizadoras portuguesas fazem parte da secção competitiva Horizontes, focada em distinguir novos talentos e primeiras obras.
"The Shift", de Laura Carreira, conta a história de Anna, uma trabalhadora temporária informada informada pela agência de trabalho temporário de que perdeu o turno de trabalho para esse dia.
"The Shift", de Laura Carreira, conta a história de Anna, uma trabalhadora temporária informada informada pela agência de trabalho temporário de que perdeu o turno de trabalho para esse dia.

O filme “The Shift”, da realizadora Laura Carreira, e “Listen”, de Ana Rocha de Sousa, vão integrar a seleção oficial do 77.º Festival de Cinema de Veneza, em Itália.

Depois de meses de paralisação da atividade cinematográfica e da reconfiguração, adiamento ou cancelamento dos festivais de cinema, o Festival de Cinema de Veneza será o primeiro a a decorrer nos moldes tradicionais em tempos de pandemia da covid-19, noticia a agência Lusa. 

Ambos os filmes das realizadoras portuguesas farão parte da secção competitiva Horizontes. Esta secção é uma das três oficiais do festival e aquela que se foca em novos talentos e primeiras obras. 

"The Shift” retrata a "dependência crónica do trabalho e a insegurança sentida por tantos”. Esta curta metragem de ficção é apenas o segundo filme de Laura Carreira, depois de "Red hill" (2018). "É uma realidade que o cinema deve representar e quero que meus filmes contribuam para isso", afirma a realizadora na nota de intenções. A realizadora, formada na Universidade de Edimburgo, está de momento a trabalhar na escrita da sua primeira longa metragem.

Já “Listen” é uma coprodução luso-britânica e a primeira longa metragem da atriz e realizadora Ana Rocha de Sousa. O filme é um drama sobre um casal português emigrado em Londres a quem os serviços sociais retiram os filhos, e é protagonizado por Lúcia Moniz, Ruben Garcia e Sophia Myles. 

A 77.ª edição do festival terá lugar entre 2 a 12 de setembro e abre com "Lacci", do italiano Daniele Luchetti, fora de competição pelo Leão de Ouro. Nesta edição a realizadora Ann Hui e a atriz Tilda Swinton vão ser distinguidas com o Leão de Ouro de Carreira.

Termos relacionados Cultura
(...)