Está aqui

José Gusmão e Ana Miranda debatem os temas comuns de Portugal e Galiza

O debate online realiza-se este sábado às 15h nas páginas de Facebook do Bloco Nacionalista Galego. O eurodeputado do Bloco e a porta-voz do BNG na Europa vão abordar assuntos como Parque Nacional do Gerês e os incêndios que o assolaram este verão ou a situação dos trabalhadores transfronteiriços.
Anúncio da iniciativa.
Anúncio da iniciativa.

O eurodeputado do Bloco de Esquerda, José Gusmão, vai participar no próximo sábado, 17 de outubro, numa sessão online com a porta-voz do Bloco Nacionalista Galego na Europa, Ana Miranda. A iniciativa, organizada pelo BNG Portugal, vai ser transmitida às 15h portuguesas (16h na Galiza) através das páginas de Facebook do BNG Portugal, BNG Emigração e BNG.

O debate intitulado “Galiza e Portugal: Que Europa queremos?” vai abordar assuntos como os trabalhadores transfronteiriços, os setores das pescas e agricultura, a modernização da rede ferroviária Porto-Vigo ou o Parque Nacional do Gerês, que se viu severamente afetado pelos incêndios no passado verão. Para além disto, serão debatidas as várias iniciativas internacionalistas onde Bloco e BNG têm participado, tal como a Saara, Curdistão e Palestina.

A questão da Lusofonia será outro dos assuntos abordados, como a organização da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) ou a promoção da Lei Paz-Andrade, uma lei aprovada no Parlamento da Galiza que aproxima a língua galega da portuguesa, mas com implicações também no território português, nomeadamente com os projetos de cooperação na área dos audiovisuais, envolvendo a RTP e a TVG. O Bloco já teve a oportunidade de questionar o governo sobre esta assunto, em novembro de 2019.

Em declarações ao Interior do Avesso, o moderador do debate e coordenador do BNG Portugal, Alberte Paz, referiu que a iniciativa é organizada “desde uma ótica internacionalista e de esquerdas. Vamos tentar pôr em comum a Europa dos Povos que ambas as organizações pretendemos”.

Para o coordenador do BNG Portugal, “será sobretudo um intercâmbio de ideias entre duas organizações que partilham muitos pontos em comum nas suas sociedades e com vontade de fortalecer esses vínculos”.

 

Termos relacionados Política
(...)