Eram quatro da tarde em Gaza. Um primeiro projétil é disparado sobre uma cabana de pescadores. As crianças fogem pela areia e são atingidas por um segundo projétil. O ataque foi testemunhado por inúmeros jornalistas que se encontravam no Hotel Al-Deira, localizado a cerca de 200 metros do local. A equipa do canal televisivo francês TF1 conseguiu, inclusive, captar imagens do momento em que as crianças foram atingidas (ver vídeo).
“No espaço de 40 segundos, quatro rapazes que estiveram a brincar às escondidas entre as barracas dos pescadores estavam mortas. Eles tinham idades compreendidas entre os sete e os dez anos; dois chamavam-se Mohammad, um Zakaria e o mais novo Ahed. Eram todos membros da família alargada Bakr”, avança o jornal The Guardian.
"Outros três feridos conseguiram chegar ao hotel: Hamad Bakr, de 13 anos, com estilhaços no peito; o seu primo Motasem, 11, ferido na cabeça e nas pernas, e Mohammad Abu Watfah, 21, atingido por estilhaços no estômago”, avança ainda o jornal britânico.
As crianças foram carregadas pelos próprios jornalistas para dentro do hotel onde receberam os primeiros socorros. Um homem de 30 anos também ficou ferido na sequência do ataque.
"Israel tem promovido ataques sobre dezenas de locais na Faixa de Gaza desde a última ronda de hostilidades. No entanto, graças a Al Deira, este ataque foi diferente: não só foi um ataque na praia difícil de justificar militarmente, como também foi testemunhado por um grande número de jornalistas estrangeiros”, escreve o The Washington Post (Post).
O jornal norte americano cita, no seu artigo, vários desses jornalistas.
As vítimas eram "crianças magras filhas de pescadores", escreve William Booth, do Post, acrescentando que as viam "todos os dias, a correr na praia, a brincar nas ondas."
Outros jornalistas escreveram nas suas contas pessoais de twitter sobre o ataque.
“Quatro crianças palestinianas foram mortas num único ataque aéreo israelita. Minutos antes de serem mortas junto ao nosso hotel, estive a jogar à bola com elas”, avança Ayman Mohyeldin, da NBC News.
Peter Beaumont, do The Guardian, frisa: “Hoje foi um momento difícil a nível pessoal – dar os primeiros socorros, no terraço do nosso hotel, e juntamente com outros colegas, a duas crianças feridas por estilhaços na praia de Gaza”.
Em comunicado, as Forças de defesa de Israel (IDF) afirmam que, “com base em resultados preliminares, o alvo deste ataque seriam agentes terroristas do Hamas e que a morte das quatro crianças “é um desfecho trágico".