Está aqui
Já é possível transportar bicicletas nos comboios de longo curso

Em setembro de 2012, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta para que fosse autorizado o transporte de bicicletas nos comboios Intercidades e Alfa e para que fossem criadas condições para esse efeito.
No documento, os bloquistas defendiam que “essa intermodalidade é essencial para uma mobilidade e um ordenamento do território sustentáveis assim como para promover o cicloturismo” e lembravam que “o transporte de bicicletas nos comboios tem sido uma das grandes reclamações e reivindicações dos utentes da CP o que reforça a necessidade do serviço público responder de imediato a esta problemática, melhorando a sua oferta”.
Em resposta, em janeiro de 2013, Verdes e PSD/CDS apresentaram propostas no mesmo sentido.
Das três propostas resultou uma Resolução da Assembleia da República, aprovada a 8 de março de 2013, com várias recomendações para o transporte de bicicletas nos comboios de longo curso da CP.
Entretanto, foram instaladas nos comboios Intercidades as infraestruturas necessárias a este transporte, sendo possível consultar as condições particulares no site da CP.
Já no que respeita aos Alfa Pendular, e segundo esclarece a empresa, “as bicicletas podem ser transportadas desde que desmontadas e devidamente acondicionadas como bagagem que não exceda, nos porta volumes ou por baixo dos bancos, o espaço correspondente aos lugares a que tenham direito, num máximo de um volume por passageiro”. Este transporte é gratuito.
Comentários
O q diz no site da CP (o
O q diz no site da CP (o artigo tem o link), se clicarem em InterCidades, é:
- "Comboios Intercidades Lisboa – Porto / Braga / Guimarães. As carruagens de 2ª classe destes comboios Intercidades possuem suportes específicos para o transporte de bicicletas tradicionais, permitindo o transporte de 2 bicicletas por carruagem."
- "Comboios Intercidades Beira Baixa (Lisboa – Castelo Branco - Covilhã). É permitido o transporte de uma bicicleta por passageiro e comboio, nos comboios Intercidades da Beira Baixa."
Suponho q nos outros ICs, para Évora e Faro, acho, tal não seja possível.
informação errada
Recentemente tentei usar a bicicleta num comboio Lisboa-Évora e foi-me negado o transporte da bicicleta. Só desmontando-a e embalando num saco era permitido, o que acabei por não fazer. Resultado: a CP ficou a perder mais 4 bilhetes. Nos IC Lisboa-Porto-Guimarães e na Beira Baixa já é permitido há algum tempo.
Isto parece ser uma pseudo-notícia só para dizer que o bloco de esquerda fez propostas e recomendações que posteriormente foram implementadas, mas na realidade esta notícia não acrescenta nada à actualidade!
E vêm falar de propaganda nos outros partidos...
Adicionar novo comentário