Está aqui

Já é possível responder ao inquérito dos Censos 2021

Até dia 3 de maio é possível responder online ao inquérito dos Censos 2021, a operação estatística que permite melhor conhecer a população residente em Portugal e as suas atuais condições de vida. Após este período, o preenchimento será feito em papel.
Imagem Censos 2021

A operação estatística Censos 2021 iniciou-se com a entrega, em todas as casas, de um código de acesso ao portal dos Censos. Na posse desta senha, é possível responder ao questionário através da internet. A partir de 31 de maio, os recenseadores e as recenseadoras dos Censos irão entregar os questionários em papel a quem não tenha procedido ao preenchimento online.

"Os Censos com resposta eletrónica era já a opção estratégica do INE. Neste momento de saúde pública tão excecional como a que estamos a viver, esta opção de resposta revela-se ainda mais importante", disse Francisco Lima, responsável pelo Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Estatística (INE), em declarações à comunicação social. 

Pela primeira vez, uma parte do inquérito encontra-se já pré-preenchido tendo por base os dados recolhidos nos Censos de há dez anos. Nas perguntas sobre a situação individual passa a figurar uma sobre motivo da migração, caso se aplique, e saíram perguntas sobre o local onde está a responder ao inquérito, o número de horas que se trabalha ou quantos trabalhadores tem a empresa, entre outras.

No item da habitação, há uma nova pergunta sobre há quanto tempo se mora no alojamento e se se beneficia de apoio ao arrendamento, saindo perguntas sobre o sistema de abastecimento de água, instalações sanitárias e de banho ou fonte de energia usada para aquecimento.

Recorde-se que é obrigatório responder aos Censos, tal como disposto na Lei 22/2008 de 13 de maio (Lei do Sistema Estatístico Nacional) e o Decreto-Lei n.º º 54/2019 de 18 de abril, que estabelece as normas a que obedece a realização dos Censos 2021. As respostas estão protegidas pelo segredo estatístico.

Mais informações sobre o Censos 2021 podem ser obtidas aqui

O que são os Censos?

Os Recenseamentos da População e da Habitação - Censos - são as maiores operações estatísticas realizadas em qualquer país do mundo; destinam-se a obter informação sobre toda a população residente, as famílias e o parque habitacional. 

Os Censos integram um sistema estatístico nacional, que pode incluir outros recenseamentos (por exemplo, da agricultura), inquéritos, registos e arquivos administrativos. Fornecem, em intervalos de tempo regulares, o valor de referência da contagem da população, a nível nacional e local. Para as pequenas áreas geográficas ou subpopulações, podem constituir a única fonte de informação para um conjunto alargado de características demográficas, socioeconómicas e no domínio da habitação.

Os Censos devem produzir dados sobre o número e as características da população e dos alojamentos para o nível geográfico mais desagregado e para pequenos grupos populacionais, protegendo a confidencialidade da informação individual.

Até hoje efetuaram-se, em Portugal, quinze recenseamentos da população e cinco recenseamentos da habitação, segundo as recomendações internacionais, iniciadas em 1853. Remonta a 1970 a primeira realização simultânea dos dois tipos de recenseamento (população e habitação).

Termos relacionados Sociedade
(...)