Está aqui
Instaladas câmaras de vigilância para vigiar sepultura de Marx

Em janeiro e fevereiro de 2019, a tumba de Karl Marx no cemitério de Highgate foi vandalizada à martelada. A placa original de mármore, colocada em 1883, ficou destruída e ainda está a ser restaurada. Grande parte do túmulo atual é uma obra bem mais recente, datando de 1954. Os atacantes tinham escrito também em tinta vermelha as expressões “doutrina de ódio” e “arquiteto de genocídio”.
Segundo notícia do jornal Guardian desta quarta-feira, de forma a prevenir novos ataques, o Marx Grave Trust, a entidade proprietária do monumento, mandou instalar câmaras de vigilância em dois troncos que ladeiam a sepultura.
Por estar classificada como monumento, a entidade foi obrigada a consulta os peritos da Historic England, o organismo público que supervisiona o património do país. Segundo os jornalistas, as câmaras passam despercebidas aos vários visitantes que foram entrevistados.
O grupo de Amigos do Fundo do Cemitério de Highgate declarou a este jornal que este será o primeiro monumento fúnebre deste cemitério a utilizar câmaras de vigilância e que o Marx Grave Trust pondera a colocação de avisos de que os visitantes estão a ser filmados.
Adicionar novo comentário