Está aqui

Impacto ambiental dos automóveis preocupa portugueses

Num questionário realizado pela DECO, a grande maioria dos inquiridos revelaram ter alguma preocupação ambiental na altura de escolher e comprar uma viatura. Mais de metade concorda com o fecho parcial de ruas aos automóveis.
Foto de Martin Kleppe/Flickr

A DECO divulgou esta quinta-feira os resultados de um questionário realizado a 1.800 portugueses sobre o impacto ambiental dos automóveis. A grande maioria dos inquiridos revelaram ter alguma preocupação ambiental na altura de escolher e comprar uma viatura, e também mostraram ter cuidados na condução, com a adoção de comportamentos que ajudam a diminuir as emissões poluentes. Mais de metade concorda com o fecho parcial de ruas aos automóveis.

Questionados sobre se o impacto ambiental influenciou a escolha do automóvel atual, um terço dos portugueses respondeu que sim, o que coloca o nosso país entre os que mais peso dão a este aspeto, entre os cinco países que também realizaram este questionário. No entanto, o preço e o valor de revenda do automóvel são as componentes que mais pesam na escolha do veículo (53%), seguindo-se a marca (11%).

Os veículos a gasóleo continuam a ser os preferidos pelos condutores nacionais (53%) e as versões menos poluentes foram escolhidas apenas por 1 por cento dos inquiridos. Contudo, 20% das respostas indicam que na próxima compra poderão optar por um carro híbrido ou 100% eléctrico.

O questionário procurou saber também quais as medidas mais populares para diminuir a poluição do ar. Das opções apresentadas, 60% dos inquiridos concordam com a cobrança de impostos proporcionais às emissões poluentes dos carros e 53% com o fecho parcial das ruas ao trânsito (ao fim de semana, por exemplo). 41% concorda com o fecho permanente de ruas aos automóveis.

O questionário foi realizado a uma amostra representativa da população portuguesa, entre os 25 e os 75 anos. No total foram recebidas 1.759 respostas válidas. O mesmo procedimento foi realizado por associações congéneres na Alemanha, Bélgica, Espanha, França e na Itália.

Termos relacionados Sociedade
(...)