“Ilustradores pelo Direito à Habitação” na Casa da Esquina até final de outubro

07 de outubro 2023 - 10:33

A exposição, que junta conceituados ilustradores e cartunistas portugueses, vai até à Casa da Esquina, em Coimbra, onde permanecerá até ao final do mês de outubro.

PARTILHAR

Por iniciativa da associação pelo direito à habitação, Chão das Lutas, os mais de 20 cartazes e ilustrações foram expostos pela primeira vez no Largo do Intendente, em Lisboa, no passado dia 24 de setembro. A exposição, que visou a ocupação do espaço público, procurou apelar à participação na manifestação “Casa Para Viver”, do passado dia 30 de setembro, e é agora levada até às grades da Casa da Esquina, em Coimbra, numa parceria entre a Casa da Esquina e a associação Chão das Lutas.

A Casa da Esquina é uma associação cultural que alberga artistas, debates, formações e residências artísticas desde 2008, quando ocupou o edifício. A sua missão declarada é oferecer à cidade de Coimbra um espaço de encontro entre artistas e coletivos, em prática interdisciplinar, que muitas vezes assume ligações a lutas e causas sociais. Sendo a questão da habitação um dos focos de reflexão deste trabalho, a Casa da Esquina propôs uma colaboração à associação Chão das Lutas, para a expansão da iniciativa “Ilustradores pelo Direito à Habitação”, que ocupou o Largo do Intendente.

Em declarações dadas ao P3, Maria Serra Valente, membro da Chão das Lutas, explica que a iniciativa original partiu de uma vontade de mobilizar a comunidade artística para a causa da habitação, através da criação de cartazes e ilustrações de convocatória para a manifestação “Casa Para Viver”, de dia 30 de setembro, sublinhando a crença na possibilidade da transformação social através da arte.

Alain Corbel, Alice Geirinhas, Nuno Saraiva, Cristina Sampaio, André Carrilho, Mantraste, Nicolau, Catarina Sobral, Daniela Viçoso, Sofia Morais e Luís Henriques são alguns dos artistas que responderam positivamente a este apelo, e cujo trabalho estará exposto ao público até ao final do mês. Cópias das peças, assim como a coleção de autocolantes da exposição, podem ser adquiridas através das duas associações.

A Casa da Esquina situa-se na esquina da rua Aires de Campos com a Rua Fernando Melo, em Coimbra. Para mais informações, segue @chaodaslutas, e @esquinacasada.

Termos relacionados: CulturaHabitação