Está aqui

I Fórum LGBTQI+ vai debater as lutas e celebrar o ativismo

Debates, workshops e plenários vão juntar mais de duas centenas de ativistas das lutas LGBTQI+ na Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, a 11 e 12 de fevereiro.

O Bloco de Esquerda e o grupo parlamentar europeu da Esquerda organizam o I Fórum LGBTQI+ a 11 e 12 de fevereiro na Escola Artísticas Soares dos Reis, no Porto. Após a abertura do encontro, no sábado às 10h30, terá lugar um plenário intitulado "O que nós andámos para aqui chegar: história e conquistas do movimento LGBTQI+ em Portugal"

Na parte da tarde, realizam-se quatro debates e dois workshops em simultâneo. As marchas LGBTQI+ em Portugal, os direitos no acesso à saúde, o combate à precariedade e a escola pública são os temas dos debates, enquanto os workhops terão como temas "As plumas contra a escuridão: Como ser Drag?" e "Ballroom 101", este a cargo da Elite Kiki House of Bodega. Segue-se novo plenário com o título "O orgulho contra o conservadorismo e a extrema-direita".

Na manhã de domingo, será apresentado e discutido o documento orientador deste encontro, antes da sessão de encerramento que contará com a presença da coordenadora bloquista Catarina Martins.

"Queremos que o I Fórum LGBTQI+ do Bloco de Esquerda seja uma festa, uma celebração do ativismo corajoso de tantas pessoas que ao longo dos anos empurraram o país para a frente no reconhecimento dos direitos LGBTQI+", afirmou ao Esquerda.net a deputada Joana Mortágua. Por outrolado, acrescentou, será também "um momento de reflexão sobre o tanto que está por fazer".

"Queremos que este seja o primeiro de muitos Fóruns para juntar bloquistas e ativistas que lutam todos os dias contra o conservadorismo e as discriminações", concluiu Joana Mortágua.

O Fórum tem entrada livre e inscrição obrigatória que pode ser feita aqui.

Termos relacionados Política
(...)