I Fórum LGBTQI+ junta ativistas no Porto em fevereiro

O Bloco de Esquerda e o grupo parlamentar europeu da Esquerda organizam o I Fórum LGBTQI+ a 11 e 12 de fevereiro no Porto. Com o lema “O orgulho contra o conservadorismo”, o Fórum é aberto à participação e juntará centenas de ativistas.

"O orgulho contra o conservadorismo" é o lema do I Fórum LGBTQI+ que Bloco de Esquerda e o grupo da Esquerda no Parlamento Europeu organizam no Porto a 11 e 12 de fevereiro. O evento juntará centenas de ativistas e conta com entrada livre sujeita a inscrição aqui.

De acordo com o texto de convocatória, “o movimento LGBTQI+, a par com o movimento feminista, tem sido o grande movimento de reação internacional ao crescimento do conservadorismo e da extrema-direita”. Trata-se de uma tendência que “foi visível na organização das primeiras linhas de resistência à eleição de Donald Trump nos EUA e de Jair Bolsonaro no Brasil, personificações grotescas do patriarcado, do preconceito sexual e de género”.

Também em Portugal “há 20 anos que as marchas do orgulho não param de crescer, constituindo o maior e mais descentralizado fenómeno de mobilização coletiva que existe atualmente no país, trazendo à rua dezenas de milhares de pessoas”. E “para lá do enraizamento no território, nomeadamente em lugares com pouca tradição contestatária, elas têm vindo a articular agendas políticas, conjugando a luta pela liberdade com a luta contra as várias formas de opressão e de exploração”. As marchas, considera-se, “são, ao mesmo tempo, cada vez mais políticas e cada vez mais festivas, por fazerem da celebração um protesto e da reivindicação política uma festa, por serem uma afirmação coletiva e um encontro no espaço público”.

A organização considera que no I Fórum LGBTQI+, “a participação de centenas de ativistas permitirá reforçar os laços e construir respostas conjuntas aos desafios do movimento”. Haverá “plenários, debates, workshops, festa e feira livre”. O programa será divulgado em breve.

Termos relacionados Política