Está aqui

"Histórias das mulheres do meu país" estreia na RTP

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, estreia na RTP a minissérie documental "Histórias das mulheres do meu país", feito a partir de um filme de Raquel Freire. Este trabalho é inspirado na obra "As mulheres do meu país", de Maria Lamas.
"Histórias das mulheres do meu país" estreia na RTP / Fotografia: Zero em Comportamento

A série conta com três episódios e recupera retratos filmados de mais de uma dezena de mulheres, entre as quais Lúcia Vaz (empregada de limpeza), Maria do Mar Pereira (socióloga), Alice Azevedo (mulher transgénero), as irmãs Flores (artesãs do Alentejo), Leonor de Freitas (empresária), Mynda Guevara (rapper) e Adelaide Costa) engenheira do Ambiente e bombeira).

"Cada uma destas mulheres é um país em si. Para mim, estas são as mulheres do nosso país, no século XXI, tendo em conta os vários eixos de interseccionalidade, das opções, das emancipações, e de como é viver hoje em dia com todas as desigualdades e dificuldades e como é que é ultrapassá-las hoje neste território", afirmou a realizadora Raquel Freire à agência Lusa em 2019, aquando da exibição do filme em sala. 

Este trabalho foi inspirado na obra "As mulheres do meu país" (1948), de Maria Lamas, um livro de cabeceira de há muitas décadas da realizadora, sobretudo pela "visão profundamente feminista, de igualdade e de liberdade" daquela autora.

Tanto o filme como a minissérie contaram com produção da Associação Espaços e apoio institucional da Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
 

Termos relacionados Cultura
(...)