Está aqui

Guterres denuncia "carnificina climática" no Paquistão

Em visita ao Paquistão, o secretário-geral da ONU apelou a um apoio financeiro massivo para ajudar o país submerso pelas cheias das últimas semanas.
Guterres esteve com a população afetada pelas cheias no Pquistão. Foto publicada na sua conta Twitter.

"Tenho visto muitos desastres humanitários em todo o mundo, mas nunca vi uma carnificina climática desta magnitude. Simplesmente não tenho palavras para descrever o que vi hoje", disse o secretário-geral da ONU durante uma conferência de imprensa na cidade portuária de Karachi, no Paquistão.

Durante a sua visita aos locais afetados pelas cheias, Guterrres disse ter ficado sensibilizado pela generosidade e entreajuda das pessoas que "abriram as portas das suas casas e partilharam o que tinham".

As cheias e inundações agravadas pelas fortes monções e o derretimento dos glaciares das montanhas no norte do país deixaram um terço do território debaixo de água e fizeram cerca de 1.400 mortos e muitos milhões de pessoas desalojadas.

Para Guterres, "o Paquistão precisa de apoio financeiro massivo para superar esta crise; isto não é uma questão de generosidade, é uma questão de justiça", afirmou o secretario-geral da ONU, apelando a que "aqueles que têm a capacidade de apoiar o Paquistão, façam-no agora e façam-no de forma massiva".

"A Humanidade tem estado em guerra contra a natureza e a natureza contra-ataca", afirmou Guterres, que se tem distinguido no seu mandato pelas críticas à inação dos líderes políticos no combate às alterações climáticas.

O Paquistão é responsável por 0,4% das emissões com efeitos nocivos para o ambiente, mas é ao mesmo tempo um dos países que mais sofre com os efeitos das alterações climáticas. Para António Guterres, "o Paquistão e outros países em desenvolvimento estão a pagar um preço horrível pela intransigência dos grandes poluidores que continuam a apostar nos combustíveis fósseis". O secretário-geral da ONU voltou a apelar para que "parem a loucura e invistam agora em energias renováveis".

Termos relacionados Ambiente
(...)