Em Março de 2009, a Administração Regional de Saúde do Norte contratou Francisco Cabral para fiscalizar o contrato da parceria público-privada (PPP) para a construção e gestão do Hospital de Braga, entregue pelo governo ao Grupo Mello.
Passados quase dois anos, o deputado bloquista João Semedo descobriu que este gestor prepara-se para assumir funções de quadro do Grupo Mello, "na sequência do convite que lhe foi dirigido para trabalhar na PPP do futuro Hospital de Vila Franca de Xira, parceria estabelecida com a sociedade José de Mello Saúde SA, exactamente a mesma que também gere o Hospital de Braga".
O Bloco de Esquerda pediu explicações ao Governo sobre o desempenho deste gestor nas suas funções ao serviço do Estado, já que "passado quase um ano e meio de gestão privada do hospital de Braga, não é conhecida qualquer actividade ou intervenção relevante" de Francisco Cabral, "apesar da multiplicidade de problemas – da mais variada natureza – que entretanto se verificaram e que são responsáveis pela evidente deterioração quer das condições quer do ambiente de trabalho no Hospital
de Braga" diz o requerimento do Bloco entregue esta terça-feira no Parlamento e dirigido à ministra da Saúde.
O deputado João Semedo requer ainda o acesso aos "relatórios elaborados pelo Gestor do Contrato de Parceria Público Privada para a construção e gestão do Hospital de Braga, durante o exercício
daquelas funções", embora não haja registo público da existência de qualquer relatório produzido por este gestor. Francisco Cabral é remunerado pelo Estado com 5500 euros mensais desde março de 2009.
Grupo Mello contrata gestor público que o fiscalizava
09 de fevereiro 2011 - 12:39
O gestor nomeado pelo governo para fiscalizar o contrato da Parceria Público-Privada no Hospital de Braga vai trabalhar para o Grupo Mello, que supostamente devia fiscalizar para proteger o interesse público. O Bloco de Esquerda já pediu explicações ao governo.
PARTILHAR
Gestão do Hospital de Braga foi entregue ao Grupo Mello, que agora fica também com o gestor público.