Está aqui

Greve feminista: vários setores com pré-aviso

Dos diferentes níveis de ensino e da investigação a quem trabalha nos Call Centers, da Saúde, Solidariedade e Segurança Social aos setores das Indústrias, Energias, Serviços e Águas de Portugal são vários milhares de pessoas incluídas nos pré-avisos de greve para o dia 8 de março.

A greve feminista internacional de 8 de março é uma greve com vários eixos: greve ao trabalho, greve ao trabalho doméstico, greve estudantil e greve ao consumo.

No eixo do trabalho podem fazer greve quaisquer trabalhadores e trabalhadoras dos setores cujos sindicatos emitiram pré-avisos de greve. Ao nível nacional foram cinco os sindicatos que o fizeram: o SNESUP (Sindicato Nacional do Ensino Superior), o STCC (Sindicato dos Trabalhadores de Call Centers), o SIEAP (Sindicato das Indústrias, Energia, Serviços e Águas de Portugal), o STSSSS (Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social) e o STOP (Sindicato de Todos os Professores).

Isto significa que podem fazer greve todas as pessoas que exerçam uma atividade remunerada nesses setores. Ou seja, estão abrangidas as pessoas que trabalhem: na docência dos vários níveis de ensino, do público ao privado; na docência e investigação do Ensino Superior; nos Call Centers por conta de outrem; na indústria, serviços, equipamentos, produção, captação, transformação, transporte, distribuição, montagem e reparação das áreas da energia, ambiente, águas, resíduos, metalurgia, metalomecânica, eletromecânica, material elétrico e eletrónico, sistemas de comunicação da informação, conhecimento e afins; em instituições, organismos e estabelecimentos da saúde e da segurança social, públicos ou privados, nomeadamente nos organismos da Economia Social ou do Terceiro Setor, incluindo mutualidades, cooperativas, associações, fundações e comunidades, como IPSS, ONG, Ordens, Misericórdias, Associações de Bombeiros Voluntários e entidades de natureza jurídica similar.

Contudo, nos outros eixos a adesão é livre. E a participação nas atividades marcadas um pouco por todo o país também. Albufeira, Amarante, Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Chaves, Fundão, Lisboa, Ponta Delgada, Porto, Vila Real e Viseu têm concentrações marcadas.

Termos relacionados Sociedade
(...)