Greve Climática Estudantil saiu à rua por mais ferrovia

24 de abril 2021 - 9:12

Mais de uma centena de jovens participou em ações em várias localidades por todo o país, contra a expansão da aviação. A semana de mobilizações termina este sábado na Climate Live, que decorrerá, em Portugal, entre as 17h e as 18h e das 21h às 23h30.

PARTILHAR
Ação no Montijo realizada pelos núcleos de Lisboa e do Montijo, 23 de abril de 2021 - Foto GCE
Ação no Montijo realizada pelos núcleos de Lisboa e do Montijo, 23 de abril de 2021 - Foto GCE

No Dia da Terra, quinta-feira 22 de abril, a Greve Climatica Estudantil (GCE) esteve na área de chegada do aeroporto de Lisboa, onde fizeram um minuto de silêncio, para que as suas vozes sejam ouvidas e o projeto do aeroporto no Montijo seja abandonado.

Esta sexta-feira, 23 de abril, a GCE saiu à rua contra a expansão da aviação e por mais ferrovia, tendo realizado ações de nove núcleos, em Alcácer do Sal, Algarve, Aveiro, Caldas da Rainha. Évora, Lamego, Lisboa, Montijo e Viseu. A ação em Lisboa e Montijo foi conjunta nesta cidade. Nestas ações reivindicaram mobilidade sustentável e uma transição energética justa.

O coletivo por justiça climática afirma que “não podemos ficar a assistir ao fim da civilização como a conhecemos, e sendo a aviação uma das principais fontes de emissões de gases com efeito de estufa, o projeto de expansão do Aeroporto da Portelo e do Aeroporto do Montijo devem ser cancelados, por acarretarem um aumento muito significativo de emissões. Portugal, devido à sua responsabilidade histórica na crise climática que enfrentamos atualmente, deverá cortar 74% das suas emissões até 2030 e não está no caminho certo.”

A GCE acrescenta ainda que “está na hora de Aterrar na Ferrovia! Mobilizamo-nos porque não podemos continuar a deixar para depois a transição energética da sociedade. Contudo, não podemos fazê-la às cegas! É essencial que esta transição seja justa e que não fragilize ainda mais a situação, já precária, das pessoas trabalhadoras, são precisos planos reais de requalificação e de integração noutras atividades para quem trabalha no setor da aviação. A ferrovia tem a capacidade para desempenhar um papel de peso nesta transição, quer pela redução eficaz e rápida de emissões, constituindo uma alternativa de mobilidade sustentável, quer na criação de postos de trabalho”.

A semana de ações termina este sábado, 24 de abril, com a Climate Live, com palcos em mais de 40 países, que decorrerá, em Portugal, entre as 17h e as 18h30 e das 21h às 23h30. O evento será transmitido nas redes sociais da GCE (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube), vai contar com a presença de artistas, do cientista Miguel Heleno ao historiador Luís Farinha e de ativistas do coletivo. “A música tem o poder de nos unir! Acreditamos no papel transformador da arte para a construção coletiva de uma sociedade mais justa, ecológica, criativa e igualitária”, dizem em comunicado.