Está aqui

“Governo tem sido uma enorme desilusão para o setor da Cultura”

“Não tem nenhum sentido que, com a atual maioria parlamentar, o Governo do PS mantenha tudo como estava na altura do Governo PSD/CDS no setor da Cultura”, criticou Catarina Martins à margem de uma vista ao Arquivo da Cinemateca, em Loures.
“Não mudou nada do Governo passado para este Governo”, criticou Catarina Martins. Fotografia de esquerda.net

A coordenadora do Bloco de Esquerda e o deputado Jorge Campos visitaram, esta terça-feira de manhã, o ANIM - Arquivo Nacional da Imagem em Movimento.

Em declarações aos jornalistas, Catarina Martins elogiou esta instituição pública por ser “exemplar do ponto de vista internacional”, não deixando de apontar que, por “falta de financiamento” público, “não tem capacidade de agir”, podendo mesmo “parar de trabalhar”.

“Se nada for feito, corremos o risco de perder acesso ao nosso património [audiovisual], num primeiro momento, e, depois, perdemos mesmo o nosso património por falta de capacidade de recuperação e manutenção”, alertou a deputada bloquista, para, de seguida, anunciar que o Bloco vai avançar com uma proposta na Assembleia da República “para preservar o ANIM”.

“Não mudou nada do Governo passado para este Governo”

“No setor da Cultura está a crescer um enorme descontentamento com o Governo, que tem a com a inexistência de capacidade efetiva de as instituições funcionarem e das pessoas trabalharem neste setor”, explicou Catarina Martins.

“Este Governo tem sido uma enorme desilusão para o setor da Cultura. Seja do ponto de vista de estratégia, de políticas, seja do ponto de vista de financiamento está a colocar em causa, tanto o nosso acesso ao património, como a nossa capacidade de acesso à criação artística”.

“Não mudou nada do Governo passado para este Governo: mantêm-se os constrangimentos do ponto de vista legislativo, mantem-se o subfinanciamento e mantem-se uma completa falta de estratégia”.

“Não tem nenhum sentido que, com a atual maioria parlamentar, o Governo do PS mantenha tudo como estava na altura do Governo PSD/CDS no setor da Cultura”, asseverou a coordenadora bloquista.

Termos relacionados Política
(...)