Governo paga 450 milhões de euros do aval ao BPP

16 de junho 2010 - 16:29

O empréstimo de 450 milhões de euros que seis bancos portugueses concederam ao Banco Privado Português (BPP) com aval do Estado, foi pago pelo mesmo. Bloco questiona afirmação do Banco de Portugal sobre suficiência de contra-garantias.

PARTILHAR
Paper money, extreme macro - Foto de kevindooley / Flickr

O Jornal de Negócios avançou nesta quarta-feira com a afirmação de que o governo já teria pago o empréstimo de 450 milhões de euros que seis bancos portugueses concederam ao Banco Privado Português (BPP). A aval do Estado foi concedido no seguimento da revogação da autorização para o exercício da actividade do BPP, com a consequente dissolução e liquidação do mesmo. Na altura, foi assegurado pelo Banco de Portugal e pelo Ministério das Finanças, que o BPP detinha 672 milhões de activos para cobrir o empréstimo efectuado. A informação avançada pelo diário afirma que o BPP possui apenas 50 milhões de euros em cash.

O Bloco de Esquerda, em requerimento dirigido ao Governador do Banco de Portugal, questiona a fiabilidade das contra-garantias invocados para justificar o Aval. O requerimento lembra que no início do ano, na sequência de dúvidas levantadas pelo Tribunal de Contas, o Bloco de Esquerda enviou um requerimento ao Governador do Banco de Portugal com o objectivo de obter da parte do Governador a garantia de que o Estado e os contribuintes não seriam chamados a cobrir esse empréstimo. Como resposta o Governador do Banco de Portugal reiterou que as contra-garantias eram sólidas.

Segundo o deputado José Gusmão, o Vice-Governador do Banco de Portugal, Pedro Duarte Neves, afirmou durante a Comissão de Orçamento e Finanças, que o rácio de 80% entre o valor do empréstimo concedido e as contra-garantias se mantinham. No requerimento, o Bloco questiona se o banco mantém esta posição e pede mais informações sobre os activos que compõe as contra-garantias como, por exemplo, o seu valor estimado.

Leia também:

BPP: governo assegura depósitos, mas não gestão de fortunas

Bloco confronta governo com perdas do Estado no BPP

File attachments