Obituário

Morreu Baltazar Taful, divulgador musical em Torres Novas

29 de outubro 2025 - 16:32

Militante da UDP e do Bloco em Torres Novas, o seu “Antro do Taful” foi durante décadas a loja musical de referência na cidade.

PARTILHAR
Baltazar Taful
Baltazar Taful. foto do jornal Torrejano

Baltazar Taful de Oliveira morreu esta quarta-feira aos 73 anos, após internamento por doença súbita há duas semanas no Hospital de Abrantes.

Em nota divulgada à imprensa, a concelhia do Bloco de Esquerda de Torres Novas presta homenagem a um “homem crítico e por vezes controverso que nunca teve dúvidas sobre o seu posicionamento à esquerda” e que “será recordado com saudade”.

O jornal Torrejano dá a notícia da morte de Baltazar Taful, apontando-o como “personagem peculiar” de Torres Novas e lembrando o seu passado de escuteiro, a passagem por Angola e o regresso para trabalhar na Rodoviária do Tejo. Mas na cidade todos o recordam como o grande divulgador da música durante as décadas que esteve à frente do seu “Antro do Taful”, por muitos considerada, escreve o jornal, “como a melhor e mais documentada loja de discos fora de Lisboa” e que esteve em funcionamento quase 40 anos, “ajudando a aprimorar a cultura musical de centenas e centenas de jovens músicos e melómanos fanáticos, como ele próprio”. Apesar de se ter criado um movimento de solidariedade em defesa da loja, não resistiu à mudança dos hábitos de consumo musicais e ao fim de uma década de resistência fechou portas em setembro de 2014.

Baltazar foi militante da UDP e depois do Bloco de Esquerda, que envia sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

O seu corpo estará em câmara ardente na casa mortuária de Torres Novas a partir das 19h de quarta-feira e sai na quinta-feira às 10h15 horas para o crematório no Entroncamento.