Está aqui

Governo Merkel negoceia Pacto Fiscal com a oposição

“Temo que será ratificado” disse Gregor Gysi, líder parlamentar do die Linke, após a reunião desta quarta-feira entre a maioria governamental e a oposição, em Berlim. Para conseguir os dois terços necessários, Merkel terá de negociar com o SPD, que exige em troca o imposto sobre transações financeiras. Artigo de João Carlos Duarte.
No meio de negociações sobre o Pacto Fiscal, Merkel anunciou que já não vai à cimeira do Rio +20 na próxima semana. Foto EPP/Flickr

Gysi adiantou ainda que “ o Pacto Fiscal não é pró mas sim anti-Europa”. A nova presidente do partido, Katja Kipping apelou também para a necessidade de um referendo sobre o Pacto.

A votação, no Bundestag, ficou agendada para o dia 28 de Junho.

A sua aprovação está dependente de uma maioria de dois terços, pelo que o SPD exige a criação de um imposto sobre transações financeiras, para dar o seu voto favorável. Thomas Oppermann fala de “uma questão de racionalidade económica e de justiça social”, na sua insistência na necessidade deste imposto.

As negociações vão continuar esta sexta-feira e no próximo dia 21, no entanto, não está excluído que o Bundestag tenha necessidade de sessões especiais, caso não se atinga um acordo até dia 6 de Julho, inicio das férias do Parlamento alemão.

Termos relacionados Internacional
(...)