Está aqui

Governo alemão propõe nacionalizar 25% da Lufthansa

A medida será uma das contrapartidas propostas no pacote de apoio à empresa. Merkel quer ainda proibir distribuição de dividendos e limitar salários das chefias. Em marcha está já um plano para despedir dez mil trabalhadores.
Pormenor de um avião da Lufthansa. Foto de dtrzolek/Flickr.
Pormenor de um avião da Lufthansa. Foto de dtrzolek/Flickr.

Ao mesmo tempo que anuncia que está prestes a chegar a acordo com o governo alemão, a Lufthansa também faz saber que, a partir de meados de junho, irá voltar a voar para vinte destinos diferentes entre os quais Faro. Vários outros destinos habituais de férias, como Creta, Veneza e Ibiza estão também incluídos no retomar das atividades. A empresa já anunciara que irá retomar ligações entre Frankfurt e outros aeroportos como Los Angeles, Toronto e Mumbai.

Em cima da mesa das negociações entre o Estado alemão e a companhia aérea está uma injeção de liquidez na ordem dos nove mil milhões de euros.

Na passada quinta-feira, tinha sido a vez de Angela Merkel falar sobre o apoio à empresa. A chanceler alemã antecipou que a solução estava iminente, que estava em conversações com a União Europeia e que o Estado poderia ficar com 25% da empresa.

A solução de ficar com parte da transportadora não é porém um dado adquirido e não é sequer consensual no interior da coligação de governo com o SPD a querer uma atitude mais intervencionista ao contrário do partido de Merkel que prefere não ter intervenção. Segundo o jornal Der Spiegel, terá sido o ministro das Finanças do SPD, Olaf Scholz, a ter vencido o braço de ferro interno.

O Fundo de Estabilização Económica do governo no âmbito de um processo de aumento de capital iria adquirir 20% da empresa com um bónus conversível de 5%, esclarece o Deutsche Welle. No Conselho de Administração da companhia aérea dois lugares deverão ser “coordenados” com o governo.

Depois destas notícias, a Lufthansa anunciou várias contrapartidas que o Estado alemão quer impor como a suspensão do pagamento de dividendos e a imposição de limites salariais para dirigentes da empresa. A empresa está a implementar um plano de redução de frota em cem aviões e anunciou que vai eliminar dez mil empregos.

Termos relacionados Internacional
(...)