Está aqui

França: Protestos continuam com bloqueios de estradas

Depois da grande mobilização de sábado, o protesto contra a subida do preço dos combustíveis prossegue esta segunda-feira com mais de cem bloqueios em todo o país.
Bloqueio de estada perto de Nantes esta segunda-feira. Foto Thomas Heng/Twitter

Os “coletes amarelos” regressaram ao protesto na madrugada desta segunda-feira, com cerca de 110 bloqueios realizados. “Queremos bloquear as refinarias e os depósitos industriais para haver um impacto económico”, afirmou Benjamin Cauchy, organizador do movimento em Toulouse, citado pelo Le Monde.

Os bloqueios estão a provocar grandes engarrafamentos de camiões que tentam abastecer, mas também do trânsito em geral nalgumas autoestradas ocupadas por manifestantes. Nalgumas portagens, os manifestantes permitem a passagem sem pagamento.

Entrevistado pela televisão France 2 este domingo, o primeiro-ministro Edouard Phillipe diz ter ouvido a indignação dos protestos, “mas também o sofrimento e a ausência de perspetivas” de quem acha que o governo e os poderes públicos deixaram há muito de responder aos anseios da população, que se sente abandonada. No entanto, prometeu que o governo não vai abandonar a taxa de carbono aplicada ao preço dos combustíveis.

Para o líder sindical da CFDT, Laurent Berger, “não há nada de novo: o chefe do governo quer continuar a transição ecológica, mas só a coloca em termos de fiscalidade, não em oportunidades para o emprego, a saúde e os territórios”. O sindicalista apelou no sábado ao presidente Macron para reunir com urgência sindicatos, patrões e associações e construir “um pacto social para a conversão ecológica”

Para o próximo sábado está já convocada nas redes sociais pelos promotores deste movimento uma manifestação para “bloquear Paris”.

Termos relacionados Internacional
(...)