Está aqui

França: Protesto dos “coletes amarelos” mobiliza muitos milhares de pessoas

O Governo francês divulgou novos dados sobre o protesto dos “coletes amarelos”, anunciando que estes terão mobilizado 244.000 pessoas em 2.000 barragens. A atualização governamental, em mais cem mil participantes, acontece depois de a France Insoumise ter considerado os números anteriores uma “manipulação” e ter apelado a que as pessoas divulgassem imagens nas redes sociais.

Neste sábado, 17 de novembro, desde muito cedo o protesto fez-sentir por todo o país afetando nomeadamente as auto-estradas e outras vias de comunicação, assim como os supermercados, os parques de estacionamento e os postos de abastecimento de combustível, onde se concentraram as pessoas que participavam na ação.

Os protestos também variaram, sendo o mais comum a concentração de pessoas numa barragem em algum ponto significativo, assim como as marchas lentas.

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, que logo ao início da manhã tinha declarado que o protesto envolvia 50 mil pessoas e mil barragens, veio a atualizar os números para 124.000 pessoas e 2.000 barragens,

Jean-Luc Mélenchon, líder da France Insoumise, contestou nas redes sociais os números do governo, que considerou uma “manipulação”, apelando a que as pessoas publicassem nas redes as suas imagens.

Os últimos dados retificados e divulgados pelo ministro do Interior ao final da tarde, reconhecem uma participação popular superior em cem mil pessoas aos números anunciados anteriormente.

A mais recente informação governamental aumenta também o número de acidentes nos bloqueios, registando 106 pessoas feridas (em vez de 47), cinco das quais gravemente (em vez de três). O ministro disse ainda que a polícia, que interveio em inúmeras concentrações, tentado evitar os bloqueios, interpelou 52 pessoas e deteve 38. Parte das pessoas feridas, sobretudo as gravemente, foram vítimas de ações de motoristas, que entraram em desespero e lançaram os seus carros contra piquetes.

Em Paris, centenas de "coletes amarelos" juntaram-se na avenida dos Campos Elísios. Ao final da tarde, centenas de pessoas dirigiram-se ao Eliseu (palácio presidencial) mas foram afastadas pela repressão policial, que lançou granadas de gás lacrimogéneo.

O protesto foi inegavelmente um imenso clamor, não só contra o aumento dos preços dos combustíveis, os baixos salários e as profundas desigualdades, mas também um enorme protesto contra a política governamental e contra o Presidente Macron, o “Presidente dos ricos”, como passou a ser conhecido.

Segundo uma sondagem, dois terços da população francesa apoiou este protesto.

Notícia atualizada sábado 17 de novembro às 18h30

Termos relacionados Internacional
(...)