Está aqui

"Financiamento da produção artística é decisivo para a vida cultural do país"

A deputada Beatriz Gomes Dias lembrou a Ministra da Cultura sobre os atrasos da Direção Geral das Artes, a precariedade e a instabilidade dos artistas e das companhias que, embora consideradas elegíveis, continuam sem financiamento.
Foto de Rita Sarrico.

Segundo Beatriz Dias, “o sistema imposto pelo Governo no financiamento da cultura falhou por completo e fragilizou o setor resultando no subfinanciamento crónico, na precarização, nos baixos salários e nos despedimentos que são a realidade dos produtores culturais”.

A deputada defendeu que se estruture um verdadeiro modelo de apoio às artes justo e inserido numa política cultural que vise a garantia dos direitos de fruição e criação cultural em todo o território.

"Quando a cultura é um privilégio de poucos para poucos, a democracia não existe"

Durante o debate plenário, a deputada Alexandra Vieira defendeu que a cultura é essencial à identidade coletiva de um povo e de uma civilização e que é fundamental para a construção da cidadania e uma condição da democracia.

Alexandra Vieira reforçou que o Bloco tem feito o combate para a existência de equipamentos culturais, com autonomia da tutela e objetivos definidos, com políticas de preços e horários que os tornem acessíveis e que sejam servidos por transportes públicos e com mediação cultural.

Para os bloquistas, é essencial que o Governo responda às suas promessas, reforçando as dotações para os apoios às artes que representam hoje menos de 0,3% do Orçamento do Estado.

 

Termos relacionados Política
(...)