Está aqui

Figura de porco em granito com milhares de anos encontrada em Miranda do Douro

Com esta figura encontrada na freguesia de Duas Igrejas, são agora seis as figuras zoomórficas descobertas neste concelho transmontano, conhecidas popularmente como "berrões".
Fotografia de Câmara Municipal de Miranda do Douro.

Segundo fonte da autarquia, a escultura zoomórfica encontrada “em pedra granítica, representa um porco, muito bem elaborado. Os berrões surgem na região de Trás-os-Montes e no Ocidente da Meseta espanhola, coincidindo na sua maioria com o território atribuído aos Vetões".

Este tipo de figuras são designadas popularmente por berrões, de origem enquadrada na Idade do Ferro ou da época romana, com barreira cronológica controversa entre os séculos IV e I a.C.. Representam animais terrestres como porcos, touros ou javalis. A estas esculturas zoomórficas são atribuídas várias funcionalidades: guardadores de túmulos, divindades tutelares de castros e marcadores territoriais (proteção de gados e pastos).

Em termos territoriais, são geralmente associados à Meseta Ocidental, Ávila e Salamanca, onde habitavam os vetões. Já surgiram exemplares em Trás-os-Montes e na Beira Alta, em territórios de Zoelas e de Lusitanos, achados isoladamente ou em conjunto. Destacam-se os identificados em Picote, Miranda do Douro, aos quais se junta este novo achado.


Artigo publicado originalmente em Interior do Avesso.

Termos relacionados Cultura
(...)