Está aqui

Fórum Socialismo 2012: “juntar forças na pluralidade das opiniões”

O deputado bloquista Pedro Filipe Soares explica que, com esta iniciativa, o Bloco pretende “juntar forças na pluralidade das opiniões”. O Socialismo 2012 começa hoje, pelas 21h30, em Santa Maria da Feira, com uma sessão que conta com as intervenções de Luís Fazenda e Pedro Nuno Santos.

“O debate de ideias à esquerda tem sido fraco porque tem sido muito segmentado em cada espaço partidário. Nós queremos romper essas amarras e lançamos espaços de debate com pessoas que são de outros partidos, que são independentes, que têm os seus pontos de vista e vêm dar as suas opiniões e confrontá-las com as nossas”, afirmou Pedro Filipe Soares à Lusa.

 “Com este choque de ideias poderemos ter as diversas visões sobre os caminhos do socialismo e como, por exemplo, a social-democracia se tem comportado ao longo das últimas décadas e como, mais à esquerda, outras alternativas se têm alicerçado e têm sido construídas, como é exemplo até do Bloco de Esquerda”, adiantou.

Esta sexta feira, a abertura do fórum está marcada para as 21h30, hora a que terá início uma sessão sobre “Os Caminhos do Socialismo”, que contará com as intervenções do líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda, e do deputado do PS e presidente da distrital socialista de Aveiro, Pedro Nuno Santos.

Durante os dias de sábado e domingo realizar-se-ão cerca de 50 debates, workshops e mesas redondas sobre xenofobia, armamento, trabalho sexual, reabilitação urbana, lei dos compromissos, parcerias público-privadas, feminismo, precariedade, crise financeira, crise de 1929, literatura, ecologia e ambiente, serviço nacional de saúde, salazarismo e marcelismo, educação e escola pública, legalização das drogas leves, memorando da troika, direitos dos animais, justiça, ensino superior, austeridade e a alternativa. A reflexão far-se-á também em torno do legado de autores e teóricos, como Gramsci, Marx ou Karl Polanyi. Haverá lugar a workshops de teatro do oprimido e à visualização e discussão de filmes.

Para domingo, dia em que também terão lugar os debates sobre a “RTP e os negócios Miguel Relvas”, moderado pela deputada Catarina Martins e pelo realizador António Pedro Vasconcelos, e a  “Encruzilhada da Europa em crise e a alternativa da esquerda”, que conta com a participação da eurodeputada Marisa Matias e dos representantes dos partidos grego e francês, Syriza e Front de Gauche, respectivamente, está agendado o encerramento da iniciativa, que estará a cargo de Francisco Louçã.

A entrada nesta iniciativa é livre, a participação também. Ver programa.

Termos relacionados Política, socialismo 2012
(...)