Está aqui

Extrema-direita sai à rua na Hungria

As manifestações convocadas pela extrema-direita desrespeitaram as medidas sanitárias aplicadas por causa da covid-19 mas a polícia nada fez. Ao contrário do que aconteceu num protesto anterior contra Orban.
Manifestação de extrema-direita na Hungria
Foto de Tee Cee | Flickr

De acordo com a Euronews, as grandes concentrações na via pública estão proibidas como medida de contenção do contágio do novo coronavírus, mas aconteceram duas manifestações, na passada sexta-feira, convocadas por grupos de extrema-direita alegadamente em protesto contra um assassinato duplo em Budapeste.

Os manifestantes, do grupo de extrema-direita Mi Hazánk/A Nossa Pátria, que entoavam cânticos racistas, afirmavam que o assassino era de etnia cigana, apesar disso não estar confirmado pelas autoridades. E aproveitaram para exigir o fim dos programas de integração e maior vigilância das forças de segurança.

A atuação da polícia gerou muitas críticas na Hungria. Acusam-na de imparcialidade e de não ter agido da mesma maneira quando houve um protesto contra o Governo de Orban, realizado na semana passada, onde multaram em mais de 2 mil euros os manifestantes por buzinar.

 
 
Termos relacionados Internacional
(...)