Estado Espanhol reforça direito ao aborto e saúde menstrual

Na próxima terça-feira, deverá ser aprovada a proposta que volta a permitir que jovens a partir dos 16 anos possam abortar sem autorização dos pais. Legislação visa ainda garantir a realização de interrupções voluntárias da gravidez em todos os hospitais públicos e prevê licença menstrual de três dias.
Foto de Laura Martínez Valero / Women's Link Worldwide.

De acordo com o elDiario.es, o ministério da Igualdade de Espanha confirmou que a proposta de lei será discutida em Conselho de Ministros na próxima terça-feira.

Em fevereiro, a ministra Irene Montero já tinha explicado ao Congresso qual o alcance do diploma, referindo que, entre outras questões, a ideia é garantir a realização de interrupções voluntárias da gravidez (IVG) em todos os hospitais públicos. Atualmente, 85% dos abortos são feitos em clínicas privadas com as quais o Estado Espanhol tem acordo, o que obriga muitas mulheres a fazerem longas deslocações para garantir o acesso à IVG.

Por forma a corrigir esta situação, a lei prevê a regulação da objeção de consciência dos profissionais, estabelecendo a obrigação de as comunidades registarem quantos profissionais são objetores de consciência. O diploma estipula ainda que as mulheres poderão eleger entre o método farmacológico e cirúrgico e que os hospitais devem garantir que há profissionais de saúde suficientes.

Em causa está também devolver o direito às jovens de 16 e 17 anos a abortar sem consentimento dos progenitores, direito este que tinha sido posto em causa pelo Partido Popular em 2015, pela mão de Alberto Ruiz-Gallardón, então ministro de Justiça.

O projeto de lei incorpora ainda várias medidas no âmbito da saúde menstrual, concebida como inerente ao direito à saúde. São previstas licenças menstruais de três dias, no caso de a menstruação ser muito dolorosa, baixas para as mulheres que se submetam a uma interrupção voluntária da gravidez, a obrigação de os centros educativos terem à disposição produtos de saúde menstrual ou acesso gratuito aos mesmos nos centros de serviços sociais para as mulheres que se encontrem em risco de exclusão ou em prisão.

Termos relacionados Internacional